Encontro da juventude da CSC-MG debate conjuntura política

A juventude da Corrente Sindical Classista (CSC) de Minas Gerais reuniu-se no domingo (06/8), na sede do Sinpro-MG, em Belo Horizonte. Cerca de 50 jovens, representando diversas regiões do Estado, debateram a conjuntura internacional, nacional e estadual,

Pela manhã, o secretário de Políticas Sociais da CUT nacional, Rogério Nunes, discorreu sobre a conjuntura nacional e internacional. “Existe, principalmente por parte dos Estados Unidos, uma tentativa de quebrar a unidade da América Latina, pois sabem que, para implantar a Área de Livre-Comércio das Américas (Alca), precisam fazer acordos bilaterais. Nesse sentido, a posição do Brasil, que tenta resgatar essa união, tem sido importantíssima”, ressaltou. O secretário destacou a necessidade do governo Lula mudar os rumos da política macroeconômica em um eventual segundo mandato.


 


Já o diretor do Sinpro-MG Gilson Reis lembrou os jovens que, em Minas Gerais, aplica-se integralmente, há três anos e meio, o projeto neoliberal, por meio do que o governador Aécio Neves chama de 'choque de gestão', com o corte substancial de recursos nas áreas sociais. “Temos que buscar uma trajetória diferente dessa seguida pelos tucanos, que busque o desenvolvimento com geração de riqueza e distribuição de renda”, completou.   


 


No período da tarde, o representante dos jovens trabalhadores na executiva nacional da CSC, Ronaldo Leite, recorreu a pesquisas feitas pelo economista Márcio Pochmann para falar sobre as alterações no mundo do trabalho e as implicações disso na juventude trabalhadora. Propôs também a realização de encontros semelhantes em outros estados para discutir o assunto.


 


Para Celina Arêas, diretora do Sinpro-MG, membro da executiva nacional da CUT e coordenadora estadual da CSC, a juventude deve exercer uma tarefa fundamental nas eleições deste ano, que é lutar para reeleger o presidente Lula. “Os  jovens devem ter força e garra para acreditar que um mundo melhor é possível. Nesses momentos, devemos reforçar a crença nisso”, afirmou a diretora, ao agradecer a presença de todos.  


 


“Esse encontro é bom para atualizar e reforçar nossa compreensão da realidade, pois estamos no calor da disputa política”, disse Fagner Ribeiro Sena, presidente da União da Juventude Socialista (UJS) de Belo Horizonte. Também participou do encontro o membro do Coletivo Nacional de Juventude da CUT e da direção nacional da UJS, Vinícius Sartorato.