Hoje retorna com conteúdo renovado

O Vermelho retoma a partir de agora a seção Hoje, em sua tradicional localização na coluna da direita. O banco de conteúdo que alimenta a seção foi atualizado e aperfeiçoado, o projeto gráfico reformado, o banco de imagens desenv

A história dessa seção se inicia antes mesmo do lançamento do Vermelho, quando o Brasil se preparava para o quinto centenário da chegada de Pedro Álvares Cabral.


 


O governo Fernando Henrique traçou uma linha de comemorações chapa branca, burocrática e acrítica, com ênfase no enaltecimento do colonialismo português. Por outro lado, setores no campo dos movimentos populares expressavam, sob a consigna ''nada a comemorar'', a noção de que no fundo, ao fim de 500 anos, era obrigatório concluir que o Brasil não passava de um grande mal-entendido.


 


O conteúdo básico da seção que agora se reinicia nasceu como uma agenda para o ano 2000 — chamada Outros 500. Seu prefácio proclamava que ''o povo brasileiro tem todo o direito de comemorar com justo orgulho os seus 500 anos. Os fatos resumidos nesta agenda atestam que foram cinco séculos de lutas incansáveis''.


 


''É certo — prosseguia o prefácio — que estes combates não conduziram, ainda, à almejada ruptura com a opressão e exploração multiseculares''. Mas, agregava, ''nem por isso diminui nosso orgulho pelo caminho percorrido''.


 


Quando o Vermelho foi lançado, em março de 2005, incluiu em seu acervo este acervo de registros históricos, enriquecido com o de outra agenda, Século Rebelde. A seção Hoje, mostrando esse conteúdo, agora dia a dia, logo se tornou uma das mais visitadas do então recém-nascido portal do galo.


 


Em abril último, o portal entrou na sua fase on line, usando uma nova ferramenta de gerenciamento, e a seção Hoje apresentou problemas técnicos. A equipe julgou então ser necessária também uma reforma de conteúdo. Em especial, o acervo de fatos não incluía aqueles ocorridos no século 21, mesmo quando tinham a dimensão da eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, ou da maior manifestação de massas da história do mundo, contra a invasão do Iraque, em 2003.


 


Com o auxílio da historiadora Stella Maris Scatena Franco Vilargada, selecionamos algumas centenas de acontecimentos recentes para o Hoje. Corrigimos também erros de informação — o mais gritante indicava a tocaia que vitimou Lampião no dia 8 e não no 28 de julho. E renovamos ainda o visual da seção, adotando um formato mais próximo do que é usado em todo o portal, assim como a diagramação em uma só coluna, típica da internet.