Lula coloca 10 mil soldados à disposição de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o Exército poderá ocupar São Paulo quando o governo do Estado considerar necessário. Segundo ele, há dez mil homens preparados para uma possível ação militar.


As tropas do Exército irão para as ruas de São Paulo “quando necessário”. A declaração foi dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista coletiva concedida no 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, em Barueri, na Grande São Paulo. “Na medida que houver necessidade, o Exército brasileiro tem 10 mil homens para ajudar a Polícia Militar de São Paulo, o Estado de São Paulo e principalmente a sociedade paulista, que não merece passar pelo que está passando”, disse o presidente, ao reiterar a oferta ao governo estadual da participação do Exército para o combate à criminalidade no Estado. “A necessidade não é determinada por um ataque (criminoso), mas pela logística dos comandos (da Polícia Militar e do Exército)”, acrescentou o presidente.


 


O presidente salientou a gravidade da situação. “A PM tem trabalhado com a Polícia Federal e as pessoas estão percebendo que a gravidade exige que sejamos companheiros para que possamos encontrar uma solução. O estado brasileiro, São Paulo, e a sociedade tem que vencer os bandidos, não podemos ser ameaçados ou derrotados pela bandidagem”, afirmou Lula.


 


Tanto Lula quanto o governador Cláudio Lembo esquivaram-se em detalhar os termos do encontro mantido por cerca de 40 minutos no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, hoje. “Vocês verão mais integração na próxima semana, de mais pessoas, uma integração mais intensiva”, disse o governador, numa entrevista tumultuada.


 


Indagado se a administração estadual requisitou a presença das tropas do Exército nas ruas do Estado, uma vez que pesquisas indicam que mais de 80% dos paulistas entrevistados apóiam tal iniciativa, Lembo rebateu com uma pergunta: “por que as pessoas querem as tropas nas ruas?”. O próprio governador não quis estender o raciocínio, limitando-se apenas a dizer que ajuda federal “já existe”, e que há integração entre os comandos da Policia Militar paulista e do Exército.


 


“O governador sabe desde o primeiro dia em que conversamos que queremos colaborar na medida que haja a necessidade , ofereci aquilo que posso oferecer e eles aceitam o que eles podem aceitar de acordo com a necessidade que tiverem”, acrescentou Lula.


 



O ministro da Defesa, Waldir Pires, também comentou sobre o encontro: “Foi uma conversa muito cordial, muito desejosa, de um clima de absoluta participação, de intenções e de vontades de servir ao sentimento da sociedade paulista”, afirmou. Junto com Lula, Lembo e Pires estiveram na reunião os ministros Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e Luiz Dulci (Secretaria-geral da Presidência), além dos comandantes do Exército, Francisco Albuquerque, e da Polícia Militar de São Paulo, Elizeu Eclair.


 


Lula foi a Barueri para passar em revista as tropas e visitar as instalações do Soldado Cidadão, programa que oferece qualificação profissional a jovens militares.


 


Da redação,
com informações das agências