Computador Pessoal (PC) completa 25 anos

O “Personal Computer”) da IBM, criado há 25 anos, não dava sinais nem mesmo remotos de seu potencial como objeto quase onipresente na vida moderna. Pesando quase 12 quilos, tinha a mesma capacidade de uma calculadora atual e o custo do modelo mais básico

Só para se ter uma idéia, o menos sofisticado dos PCs da família 2006 da Dell é 500 vezes mais rápido do que aquele primeiro exemplar, 32 mil vezes mais potente e 12 vezes mais barato.



''Concebido para os negócios, a escola e a casa, este sistema de fácil utilização está à venda por apenas US$ 1.565'', dizia o anúncio da IBM. Essa quantia equivale a US$ 4.000 hoje, um salário de nível médio nos Estados Unidos. Mas, na época, se esse cliente quisesse equipar seu computador com tela colorida, dois leitores de disquete no formato de 5,25 polegadas e uma impressora (daquelas bem barulhentas), o preço poderia triplicar.



Para a época, as especulações sobre a possível criação de um computador portátil pareciam ficção científica, já que o PC pesava 11,7 kg, e o teclado, 2,7 kg.



Esse PC, ''com seus softwares opcionais, pode fazer funcionar centenas de programas'', prometia o anúncio da IBM em 1981. Entre os modelos se destacava ''uma versão melhorada do popular Microsoft BASIC e um modo de emprego de fácil compreensão''.



Os ''softwares opcionais'' tinham objetivo profissional, como o VisiCalc, o ancestral do Excel, e o EasyWriter, um editor de texto que ''armazena as letras, os manuscritos e outros textos, que podemos modificar ou imprimir'', anunciava a empresa a respeito da novidade. A IBM esperava vender 2.000 unidades do 5150, mas a demanda real foi de um milhão de unidades.



Com informações da France Presse