Daniel Ortega saúda a UNE por seus 69 anos de existência

Em visita à sede da Organização Continental Latino-Americana e Caribenha dos Estudantes (Oclae), em Havana, o ex-presidente e atual candidato à presidência da Nicarágua pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), Daniel Ortega, saudou os estudan

Desde 1965 Ortega é da direção da FSLN, e teve participação na organização das operações de guerrilha contra o regime de Anastasio Somoza Debayle. Na junta do governo de Reconstrução Nacional, assumiu os cargos de coordenador, de chefe do governo e de ministro da Defesa. Em 1984, foi eleito presidente da República numa eleição conturbada. No ano seguinte, foi também nomeado presidente da FSLN. Procurou modernizar as infra-estruturas do país com suas idéias socialistas, assim como aumentar o nível socioeconômico e cultural de seu povo. Mas o sucesso foi limitado, devido ao boicote econômico decretado pelos Estados Unidos e pela oposição anti-sandinista. O país ficou à beira da asfixia econômica.



Ortega lembrou que durante seu governo os estudantes de toda a América Latina e do Brasil – com a OCLAE, a UNE e outras entidades à frente – sempre protestaram contra a política intervencionista dos EUA, que por sua vez patrocinaram uma verdadeira intervenção na Nicarágua, culminando com a eleição de Violeta Chamorro em 1992. Daniel Ortega disse que a luta antiimperialista levada a cabo pelos estudantes é algo muito importante para a integração latino-americana e também para o desenvolvimento soberano dos países da região.



Também em campanha eleitoral para as eleiçoes presidenciais de 6 de novembro, Ortega se dispôs a visitar a UNE quando for ao Brasil (de preferência no próximo ano e na Bienal) em apreço à combatividade e politização do movimento estudantil brasileiro em compreender que está ocorrendo uma nova orquestração política progressista na América Latina.



Daniel Ortega recebeu de presente uma bandeira da UNE e uma camisa comemorativa da OCLAE, e escreveu uma mensagem aos estudantes brasileiros em uma outra bandeira da entidade estudantil brasileira.



De Havana
Luciano Rezende Moreira