TSE indefere candidatura de Rui Pimenta

O plenário TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indeferiu nesta terça-feira o registro da candidatura a presidente de Rui Costa Pimenta (PCO). A razão para o indeferimento foi o fato de Pimenta não ter apresentado prestação de contas para a eleição d

Segundo o jornlaista Fernando Rodrigues,  “pode-se argumentar que Rui Pimenta não faz muita diferença, pois tem pouquíssimos votos. É uma análise possível. Por outro lado, quanto menos candidatos na disputa, mais fácil fica para a eleição terminar no primeiro turno”.


Agora, o número total de candidatos se resume a 6: Lula, Geraldo Alckmin, Heloísa Helena, Cristovam Buarque, José Maria Eymael e Luciano Bivar, o mesmo número de 2002.


Mas em 2002, teve segundo turno porque Serra (23,2% dos votos), Garotinho (17,9%) e Ciro (11,97%) foram candidatos fortes. Alguém aí é capaz de prever Alckmin, HH e Cristovam neste ano repetindo Serra, Garotinho e Ciro? Pois é. E agora ainda nem o Rui Pimenta está mais aí para ajudar.


Rui Pimenta pode recorrer da decisão. Suas chances são mínimas. A decisão de hoje foi unânime, dos 7 integrantes do TSE. Há, porém, uma hipótese de o candidato ficar onde está até que seus recursos sejam julgados em defintivo.


Caso sua candidatura seja mesmo impugnada, o tempo de TV (1 minuto e 11 segundos) será redistribuído entre os demais candidatos.