Exploração Ilegal na Terra Indígena Raposa Serra do Sol

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) encaminhou representação ao Ministério Publico Federal contra o ocupante rizicultor e prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero (PDT), por retirar ilegalmente piçarra da terra indígena Raposa Serra do Sol, na reg

Quartiero usou, esta semana, quatro tratores e uma caçamba para escavar e levar piçarra das imediações da fazenda denominada Depósito, situada em área indígena.


 


Representantes do Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRR) flagraram os supostos funcionários do prefeito explorando indevidamente o meio ambiente e destruindo vegetação no entorno da estrada. Os indígenas entraram em contato com o CIR para fazer a denúncia.


 


Na quarta-feira (16), membros do Conselho foram ao local para constatar os fatos. Na estrada que dá acesso à fazenda, um homem que trabalhava na retirada do material, que não quis se identificar, apenas disse que o senhor ‘Canoa’ poderia dar mais informações.


 


Então, os indígenas seguiram a caçamba e conseguiram localizar o seu ‘Canoa’, no local onde a piçarra estava sendo descarregada. O homem revelou que estaria retirando o material com ordem do prefeito Paulo César Quartiero.


 


A quantidade de piçarra retirada não foi especificada pelo encarregado do serviço. ‘Canoa’ conversou com os representantes do CIR no momento em que as máquinas exploravam a terra indígena.


 


Comprovado o crime, o CIR através de seu Departamento Jurídico, encaminhou representação junto a Superindência da Policia Federal, Ministério Publico Estadual, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Fundação Nacional do Índio (Funai).


 


Fonte: Conselho Indígena de Roraima (CIR)