Preconceito anti-nordestinos em SP vira polêmica eleitoral

A declaração preconceituosa do ex-prefeito José Serra, candidato do PSDB-PFL ao governo paulista, sobre os nordestinos de São Paulo, gerou neste domingo uma troca de acusações entre os presidenciáveis Luis Inácio Lula da Silva (PT-PCdoB-PRB) e Geraldo Alc

Lula falou em Osasco, cidade da Grande São Paulo com forte concentração de imigrantes na sua população. “Há candidato em São Paulo que vai para a TV vomitar preconceito contra o povo nordestino que tanto ajudou a construir São Paulo”, afirmou. diagnosticando que “o preconceito é uma doença”. Proclamou também seu orgulho da condição de imigrante: “Sou nordestino de Pernambuco e tudo o que tenho devo a São Paulo”, afirmou.



A questão do preconceito entrou no circuito eleitoral nesta quarta-feira (16), durante entrevista de Serra ao SP TV, da Rede Globo. Questionado sobre o problema “muito sério” da  má qualidade da educação pública no estado, o candidato atribuiu-o ao fato de que “São Paulo tem muita migração”.



Alckmin diz que não existe preconceito



Geraldo Alckmin, que iniciou o domingo em campanha no Piauí, saiu em defesa de Serra ao saber das afirmações de Lula. Para Alckmin, é “totalmente descabida” a afirmação de que existe preconceito contra os nordestinos.  “Se há um povo que não tem preconceito é o povo brasileiro”, assegurou Alckmin, já em São Paulo, na escola de samba Império da Casa Verde, na zona norte da cidade.



José Serra, o iniciador da polêmica, tem evitado o assunto. São Paulo tem 25% de população imigrante, e uma in compatibilidade com esse contingente pode ter conseqüências indesejadas para o candidato tucano, que na pesquisa Ibope desta sexta-feira (18) se mantinha como o favorito porém com 3 pontos percentuais a menos que no dia 11 de agosto — baixou de 46% para 43%.



Veja a declaração de Serra



As declarações preconceituosas de José Serra foram feitas em entrevista ao vivo para o programa SP TV, da Rede Globo. Veja o trecho controvertido:



Jornalista: “Nós temos uma outra questão seria em São Paulo, que é a questão do ensino, que é a baixa qualidade da educação. São Paulo foi reprovada em educação, nas provas Brasil, Saebe”.



José Serra: “Não chegou a ser reprovado, chegou a ter sétimo, oitavo lugar, que não corresponde. Não é reprovação, no sentido que não é abaixo da média do Brasil. Agora, tem que entender o seguinte, diferentemente dos Estados do sul, que são os que têm melhor situação, São Paulo tem muita migração. Muita gente que continua chegando, este é um problema. Houve uma expansão quantitativa muito grande do ensino. Agora eu acho que a gente deve olhar para frente e enfatizar a qualidade.”



Com agências