Franceses manifestam-se contra nova lei de imigração

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Paris contra uma nova lei de imigração que dificulta a obtenção de autorizações de residência aos imigrantes ilegais. Manifestantes são contra legislação que dificulta a obtenção de autorizações de residência.

A manifestação, promovida por grupos anti-racismo, sindicatos e partidos de esquerda, assinalou também o 10.º aniversário dos confrontos entre a polícia e imigrantes ilegais na igreja de Saint-Bernard, na capital francesa.


 


Os manifestantes protestaram também contra a expulsão na semana passada de mais de 500 pessoas, a maioria imigrantes ilegais, de uma antiga residência universitária nos subúrbios de Paris, que tinham ocupado.


 


“Habitação, papéis e direito à Educação, já”, podia ler-se numa faixa transportada por alguns dos manifestantes. “Dez anos depois de Saint-Bernard: Hoje mais do que nunca, legalização para imigrantes ilegais”, lia-se numa outra faixa.


 


Em agosto de 1996, a Polícia tomou de assalto a igreja parisiense de Saint Bernard onde cerca de 300 imigrantes ilegais estavam há dois meses refugiados e os desalojou com extrema violência.