Casa Branca assume que não estava preparada para o Katrina

O chefe da Casa Branca, George W. Bush, tentou responder no último sábado (26/8) às críticas que expuseram a incompetência e a falta de rapidez nas ações governamentais durante a tragédia do Katrina, admitindo que o seu governo não estava preparado p

Quase um ano depois de o Katrina ter provocado uma grave crise humanitária e política, Bush sublinhou que o furacão apanhou o governo desprevenido. Mesmo assim, ainda atribuiu parte da culpa aos governos local e estadual.


 


“Infelizmente, o Katrina revelou que os governos federal, estatal e local não estavam preparados para responder a um desastre tão extraordinário”, alegou o presidente durante mensagem semanal transmitida por rádio.


 


Acrescentou que as inundações revelaram uma “profunda pobreza, que deixou pessoas à margem das oportunidades” oferecidas pelos Estados Unidos e comprometeu-se a continuar a apoiar a reconstrução das zonas afetadas.


 


“Um ano depois da tormenta, a costa do Golfo (do México) continua no longo caminho da recuperação”, afirmou Bush, garantindo que podem ver-se “muitos sinais encorajadores de recuperação e de renovação” no Mississipi e no Louisiana, bem como “muitos lembretes de que há ainda um duro trabalho pela frente”.


 


Segundo um artigo recente do diário San Francisco Chronicle, apenas 16% dos perto de 235 mil habitantes de Nova Orleans — 470.000 antes do Katrina — dizem que as suas vidas regressaram à normalidade. A enorme maioria dessas pessas é de clase média ou alta, segundo o diário.


 


As verbas federais destinadas à reconstrução já acabaram e cerca de 15% dos moradores do Estado mais atingido, Louisiana, ainda não puderam retornar aos seus municípios e lares porque não há mais verbas para reconstrução.