Sindicalista ijuiense integra coordenação de seminário nacional
 

Atuando na secretaria da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs), a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio (SEC/Ijuí), Rosane Simon, está preparando a realização de seminários regionais e nacionai

O projeto é desenvolvido em conjunto com a Secretaria Especial para a Mulher, do governo federal e prevê a realização de eventos em diversos estados ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro deste ano. “O processo culmina com um encontro nacional, previsto para acontecer em São Paulo”, detalha Rosane.


 


A sindicalista ijuiense integra o grupo de coordenação destas atividades e apresentou seu relato durante a reunião da direção executiva nacional da Contracs, entre os dias 23 e 25 de agosto, na capital paulista. Além de temas administrativos como a edição de uma agenda e calendário para o ano de 2007, e também a reformulação da logomarca da entidade, a reunião foi uma oportunidade para que os diretores dos diversos setores de atuação apresentassem seus informes, relatando as atividades mais recentes com públicos como a juventude, por exemplo.



Destaque mereceu ainda o debate acerca do funcionamento do comércio aos domingos. Os sindicalistas declararam-se insatisfeitos com a atenção dispensada ao tema pelo Ministério do Trabalho e cogitam levar suas reivindicações ao próprio presidente Luís Inácio Lula da Silva. A intenção é pedir que o governo federal revogue a atual legislação sobre o tema, que na prática vem permitindo situações de exploração dos trabalhadores e retirando poder de negociação dos sindicatos. “O objetivo é garantir que somente mediante acordo com os representantes dos trabalhadores seja possível ao comércio abrir aos domingos. Assim, os sindicatos podem intervir na negociação, equilibrar a relação de forças e negociar vantagens salariais e direitos sociais em troca de algumas concessões, por exemplo, em datas especiais, como páscoa, natal ou o dia das crianças”, explica Rosane Simon.


 


Dissídio Coletivo


 


Prosseguem nesta semana as reuniões de negociação do dissídio coletivo dos comerciários de Ijuí e região. Nesta terça-feira novamente os representantes dos comerciários reúnem-se com dirigentes do sindicato patronal para debater os índices de reajuste dos salários, formas de pagamento e cláusulas chamadas “sociais”, como o auxílio escolar.


 


Mateus Junges