Vantagem de Lula e rejeição a Alckmin crescem na mesma medida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresceu nas intenções de voto para a eleição de outubro e ampliou sua vantagem sobre os demais adversários, confirmando a vitória no primeiro turno, de acordo com pesquisa do instituto Sensus divulgada nesta terça-fe

O Instituto Sensus entrevistou duas mil pessoas entre os dias 22 e 25 de agosto, em 195 municípios do país.



Segundo a sondagem, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), a intenção de voto no candidato Lula subiu de 47,9 % para 51,4 %, enquanto Geraldo Alckmin ficou praticamente estável, variando de 19,7% para 19,6%. A senadora Heloísa Helena também oscilou dentro da margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais, passando de 9,3% para 8,6%.



Outro dado positivo em favor de Lula foi o crescimento da rejeição a Alckmin, que subiu de 37,6% para 42%. Enquanto isso, a rejeição ao presidente oscilou dentro da margem de erro, mas no sentido contrário, passando de 27% para 25,5%.



''A eleição, passados 15 dias do programa eleitoral gratuito no rádio e na TV, com os candidatos já tendo mostrado suas propostas, já está praticamente definida'', disse Ricardo Guedes, responsável pela pesquisa CNT/Sensus.



Em um hoje improvável segundo turno, Lula bateria o tucano por 56,7% contra 30,8%. Na pesquisa anterior, realizada no início deste mês, o petista vencia por 52,5% a 29,8%.