Veja como estão os candidatos majoritários do PCdoB no país

O PCdoB disputa as eleições 2006 com 23 candidatos majoritários (governadores e vices, senadores e suplentes). Num breve panorama, o Vermelho mostra o desempenho das candidaturas comunistas, com base nas últimas pesquisas estaduais divulg

Alagoas
Edvaldo Nascimento é vice-governador na chapa de Lenilda Lima (PT, PCdoB, PRB, Prona e PSC). Em 21 de agosto, a dupla aparecia em terceiro lugar na disputa, com 2% das intenções de votos. João Lyra (PTB) está com 43%, e Teotônio Vilela Filho (PSDB) tem 27%.


 


Amapá
A dobradinha entre Errolflyn Paixão (PT) e Aroldo Rebelo (PCdoB), candidatos ao governo e a vice, não atingiu o percentual mínimo. Eles disputam eleição contra Waldez Góes (PDT) e Capiberibe (PSB), que, juntos, somam 87% das intenções de voto. Os dados são de 30 de agosto.


 


Ceará
Cenário indefinido na disputa cearense ao Senado. Levantamento de 28 de agosto revelou que tanto Moroni Torgan (PFL, 44%) quanto Inácio Arruda (PCdoB, 37%) cresceram cinco pontos percentuais. Há 9% de eleitores que não sabem ou não opinam em quem vão votar – o que pode definir o pleito. Na pesquisa espontânea, porém, o índice sobre para 54%. A coligação pró-Inácio, além do PCdoB, conta com PT, PSB, PMDB, PP, PV, PMN, PHS e PRB.


 


Segundo o Ibope, Moroni cresceu mais no interior (de 29% para 39%) e entre eleitores com renda familiar superior a 2 salários mínimos (indo de 38% a 47%). Inácio teve crescimento mais acentuado nos chamados “municípios da Periferia de Fortaleza”, onde saltou de 23% para 35%. Seu índice de rejeição é de 25%, enquanto o de Moroni atinge 23%.


 


Distrito Federal
Segundo lugar na disputa pelo Senado, o deputado federal Agnelo Queiroz (PCdoB) tinha 19% das intenções de voto em 24 de agosto. Joaquim Roriz (PMDB) liderava com 56%. O PCdoB coliga com PT, PSB, PV, PRB e PRTB. O primeiro suplente de Agnelo é o também comunista Messias de Souza.


 


O Ibope identificou tendências do eleitorado do Distrito Federal: “Roriz chega a 75% entre os eleitores de baixa escolaridade, caindo para 34% entre os de nível superior.  Neste segmento, Agnelo chega a empatar com o ex-governador, ao passo que, entre a faixa de menor instrução, o candidato do PC do B obtém 5% das intenções de voto.”


 


Goiás
Com dados de 26 de agosto, a liderança na pesquisa ao Senado é de Marconi Perillo (PSDB, 66%). Atrás do ex-governador goiano, aparecem embolados Ney Moura (PMDB, 4%), Dione Araújo (PFL, 2%) e Aldo Arantes (PCdoB, 2%). A candidatura de Aldo tem apoio de PT e PSB.


 


Maranhão
Candidato a senador, Bira (PT) tem como primeiro suplente Prof. Márcio, do PCdoB. Na pesquisa de 26 de agosto, eles apontam com 4%, crescendo dois pontos a cada levantamento. João Castelo (PSDB, 37%) e Epitácio Cafeteira (PTB, 33%) estão à frente.


 


Mato Grosso
Cresce a candidatura a senadora da Professora Janete Carvalho, cujo primeiro suplente é Felix Marques da Silva. Em 24 de agosto, os comunistas aparecem na pesquisa com 5% das intenções – eram apenas 2% no levantamento anterior. Jayme Campos (PFL, 46%) e Rogério Salles (PSDB, 8%) estão na dianteira. PT, PCdoB, PTdoB e Prona estão coligados no estado. Mato Grosso tem 30% de eleitores que não sabem ou não declaram sua preferência ao Senado.


 


Mato Grosso Do Sul
Conforme pesquisa ao Senado de 24 de agosto, Egon Krakhecke (PT) aparece em segundo lugar, com 14%. O PCdoB indicou o primeiro suplente, Moacir de Abreu, mas a chapa também, conta com PSB, PTB, PP, PHS, PTN e PRP. A líder na disputa é Marisa Serrano (PSDB, 49%)


 


Pará
Na disputa ao Senado, José Roberto da Costa Martins (PCdoB) é segundo suplente do petista Mário Cardoso. A chapa – que conta ainda com PSB, PTN e PRB – tem 8% das intenções de voto. Mário Couto (PSDB, 27%) e Luiz Otávio (PMDB, 21%) lideram. Os dados são de 12 de agosto (ou seja, de antes do horário eleitoral).


 


Paraná
Em 18 dias, a petista Gleisi Helena Hoffmann cresceu seis pontos percentuais e foi a 8% das intenções de voto ao Senado. A candidata tem Nereu Ceni, do PCdoB, como primeiro suplente e apoio de mais quatro partidos – PL, PRB, PHS e PAN. A liderança na pesquisa é de Álvaro Dias (PSDB, 54%), conforme dados de 23 de agosto.


 


Pernambuco
Apoiado por PT, PTB, PAN, PRB e PMN, o comunista Luciano Siqueira tem 5% das intenções de voto na última pesquisa sobre o Senado, de 31 de agosto. Está um ponto atrás de Jorge Gomes (PSB). Quem lidera é Jarbas Vasconcelos (PMDB, 69%).


 


O Ibope lembra: “O índice de eleitores que ainda não sabem em quem votar espontaneamente para a vaga do Senado diminui 12 pontos percentuais (eram 65%), mas continua sendo superior à metade dos entrevistados, 53%”.


 


Piauí
A pesquisa para o Senado mostra que Lurdes Rufino, do PCdoB, pode se eleger como segunda suplente, na chapa com João Vicente Claudino (PTB). Comunistas e petebistas se aliaram com PT e PSB. Em 15 de agosto, a coligação aparecia com 27% das intenções de voto, apenas três pontos atrás do líder, Hugo (PFL, 30%). A pesquisa, porém, é anterior ao horário eleitoral gratuito.
 


Rio De Janeiro
São grandes as chances de Jandira Feghali (PCdoB) vencer as eleições para o Senado. Tendo seu colega de partido Mauricio Mugnani como segundo suplente, Jandira lidera a pesquisa de 30 de agosto com 23% das intenções de voto. Francisco Dornelles, do PP, tem dois pontos percentuais a menos.


 


Em relação ao levantamento de 18 de agosto, a candidata comunista cresceu 7%, e Dornelles, 9%. Essa oscilação justificou a queda o índice de indecisão, que foi de 38% para 29% em apenas 12 dias.


 


Rio Grande Do Sul
O PCdoB pode eleger Jussara Cony, vice na chapa do petista Olívio Dutra. Pesquisa de 19 de agosto revelou uma disputa embolada. Germano Rigotto (PMDB) lidera com 28%, e Olívio Dutra tem 21%. Na seqüência, aparecem Yeda Crusius (PSDB, 15%) e Alceu Collares (PDT, 8%).


 


Segundo o Ibope, Rigotto vence Olívio no interior (32% a 18%), mas o petista é melhor em Porto Alegre (28% a 21%). Os dois candidatos registram empate técnico na periferia (24% para Rigotto, 25% para Olívio).


 


Rondônia
Aliados para disputar o governo, Fátima Cleide (PT) e Júlio Olivar (PCdoB) surgem com 10% dos votos na pesquisa de 29 de agosto. Estão em segundo lugar, atrás de Ivo Cassol (PPS, 57%) e à frente de Amir Lando (PMDB, 8%) e Carlinhos Camurça (PSB, 7%).


 


Já o comunista Diogo Nogueira concorre na primeira suplência de Dr. José Augusto (PRTB), candidato ao Senado, com 6% das intenções de voto. Mais três candidaturas se mostram competitivas -Expedito Junior (PPS, 27%), Melkisedk Donadon (PMDB, 19%) e Acir (PDT, 17%).


 


Santa Catarina
Há chances de o PCdoB eleger Douglas Matos, candidato a primeiro suplente no Senado. Na cabeça da chapa está a petista Luci Choinacki, que também tem o apoio de PL e PRB. Em 25 de agosto, a coligação aparecia com 17% das intenções de voto, disputando a vaga com Raimundo Colombo (PFL, 21%). Luci cresceu dez pontos em relação à pesquisa anterior. “A candidata do PT cresce em todos os segmentos analisados, sobretudo entre eleitores com instrução superior (mais 14 pontos percentuais)”, destaca o Ibope.


 


São Paulo
Na disputa ao governo, o PCdoB tem Nádia Campeão como vice do candidato Aloizio Mercadante (PT). A coligação obteve 18% das intenções de voto em 28 de agosto, ficando em segundo lugar. José Serra (PSDB, 46%) está na frente. O terceiro colocado é Orestes Quércia (PMDB), com 8%.


 


Tocantins
Dois candidatos do PCdoB concorrem a cargos majoritários. Na pesquisa de 24 de agosto, Leomar Quintanilha, candidato ao governo, tinha 2% das intenções de voto. À sua frente estão Siqueira Campos (PSDB, 45%) e Marcelo Miranda (PMDB, 41%).


 


O comunista Oswaldo Mota disputa a primeira suplência ao Senado, em chapa encabeçada pelo petista Célio Moura. A coligação está com 3%. Eduardo Siqueira Campos (PSDB) e Kátia Abreu (PFL) têm 39% e dividem a liderança.


 


De São Paulo, André Cintra,
com Ibope