Ação contra o nepotismo
O Ministério Público do Tocantins quer que o Executivo e Legislativo exonerem os servidores que ocupam cargos em comissão ou com função gratificada que sejam cô
Publicado 06/09/2006 11:31 | Editado 04/03/2020 17:23
Jornal do Tocantins
Agenda dos candidatos Ontem Siqueira (PSDB) esteve em Gurupi para oficializar publicamente o apoio do prefeito João Cruz (licenciado do PPS); hoje vai a Novo Jardim, Porto Alegre, Rio da Conceição e Dianópolis. Marcelo (PMDB) esteve em Guaraí, onde inaugurou comitê político; hoje estará em Araguaína. Leomar Quintanilha (PCdoB) passou o dia no Senado; hoje irá a São Miguel, Sítio Novo, Sampaio, Praia Norte e Augustinópolis. Elísio (PSOL) pediu votos no Sudeste do Estado, hoje estará em Palmas. Capitão Azevedo (PSDC) passou o dia reunido com sua assessoria jurídica, hoje vai à UFT.
Apoio a Siqueira em Dianópolis Um dos coordenadores da UT em Dianópolis, Dante Povoa, garante que a maioria dos secretários do prefeito da cidade, José Salomão (PT), estará no comício realizado por Siqueira Campos (PSDB), hoje, no município. “Apenas um dos secretários municipais não apóia Siqueira”, afirma Dante.
Extra em jogo O Ministério Público Estadual encaminhou ao presidente da Assembléia, deputado César Halum (PFL), a recomendação de que as sessões extras não sejam pagas aos deputados. Mesmo trabalhando apenas um dia por semana, em agosto, os deputados estaduais fizeram oito sessões extras, o limite a que têm direito de receber por mês. Com as oito sessões extras, os deputados embolsarão R$ 4.800,00 a mais no salário. César Halum (PFL) entende que não pode haver interferência entre poderes. O MPE deu prazo até o dia 18 para que a AL se pronuncie oficialmente sobre o assunto.
Machado volta à AL O deputado estadual Eduardo Machado (PDT) retomou ontem sua cadeira na Assembléia. Quem saiu foi o deputado Hélcio Santana (PDT), que relatava a CPI da Saúde. Um novo relator será nomeado pela CPI.
Patury não traz novidades à CPI A Comissão Parlamentar de Inquérido do Narcotráfico vai averiguar, junto à Justiça Federal, se existe inquérito para apurar crimes envolvendo autoridade, no qual seriam citadas pessoas de destaque e políticos do Tocantins, suspeitos de enriquecimento ilícito e de transporte e distribuição de drogas. A decisão foi tomada ontem, após depoimento do ex-superintendente da Polícia Federal no Tocantins Rubens Patury, acusado por agentes da PF de determinar a paralisação das investigações quando ocupava o cargo, em 2004.
MPE x nepotismo O Ministério Público Estadual recomendou aos poderes Executivo e Legislativo a exoneração de todos os servidores que ocupam cargos em comissão ou com função gratificada que sejam cônjuges, companheiros e parentes em linha reta, até o terceiro grau, ou por afinidade, até o segundo grau. A medida atinge também o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e empresas com vínculo contratual com órgãos públicos que tenham parentes de agentes públicos em altos cargos. O descumprimento da medida poderá acarretar, entre outras coisas, perda da função pública.
Prefeito de Itaguatins não depõe Manoel Farias Vidal (sem partido) não compareceu para prestar depoimento para a Comissão Processante. O prefeito não enviou advogado e nem apresentou uma justificativa de sua ausência. O próximo passo será intimar o prefeito por via judicial. Caso não apareça, o processo seguirá, ouvindo dez testemunhas citadas nos documentos que acusam o prefeito de desvio de verba, licitações irregulares, compra de materiais sem licitação, entre outras acusações.
Fogo na Serra do Lajeado Queimada ocorrida no último final de semana provocou danos consideráveis na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Lajeado. Não foi possível precisar o tamanho da área destruída.
Obras suspensas no Córrego Mutuca As obras da canalização do Córrego Mutuca, que corta o centro de Gurupi, estão paradas. Fiscais do Naturatins alegam falta de emissão de licença ambiental.
Greve nos Correios Funcionários da ECT paralisaram as atividades ontem. Nova paralisação no próximo dia 13 define se haverá greve caso as reivindicações não sejam atendidas até lá, informou o diretor do sindicato dos funcionários no Estado, Elicharme Gomes de Carvalho. A paralisação acompanha uma mobilização nacional.
Exploração sexual Prostituição infantil e uso de drogas levaram ao recolhimento ontem de cinco adolescentes e a prisão em flagrante de duas pessoas. As jovens com idades entre 13 e 16 anos foram encontradas em uma casa de prostituição na TO-010 e em um dormitório que era utilizado com o mesmo fim, na Arse 122. Os proprietários dos estabelecimentos, Maria Elizabeth da Silva Souza, 47 anos, dona da casa, e Antônio Luiz Souza Vieira, de 44 anos, dono do dormitório, foram presos no local e responderão pelo crime de exploração sexual de menores. Revistas pornográficas e álbuns de fotos das adolescentes nuas ou em poses sensuais também foram apreendidos e estavam de pose dos acusados.
Fábrica de dinheiro falso em Colinas Após a prisão de Élson da Costa Santos, 27 anos, que estava distribuindo as notas falsas no comércio local, os policiais chegaram à residência de Manoel Ferreira de Araújo, no Setor Santa Rosa, onde havia uma fotocopiadora de alta resolução usada para a fabricação do dinheiro. Araújo foi preso em flagrante pelo crime.
Demora no atendimento no HGP Segundo familiares e pacientes, em muitos casos, as pessoas acabam passando a noite sem receber orientações médicas ou o direcionamento para internações após a consulta. Dos serviços médicos, os da ortopedia são os que lideram as reclamações.
50% das mortes são por fatores de risco Cerca de 50% dos óbitos registrados anualmente no Estado são provocados por Doenças e Agravos Não Transmissíveis, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Estes são considerados hipertensão, diabetes, infarto do miocárdio, cânceres, entre outros como doenças não transmissíveis, enquanto que são exemplos de agravo, acidentes de trânsito, de trabalho, suicídios, homicídios e afogamentos.
Vendas em agosto dentro do esperado As vendas se mantiveram em um patamar normal, segundo afirmou ontem o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital, Silvio Cunha. “Agosto é o mês de retomada de muitos segmentos, porque o pessoal está voltando de férias e as escolas às atividades”, disse.
clebertoledo.com.br
AL revisará legalidade da nomeação de conselheiros A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa designou comissão composta por três parlamentares e dois consultores jurídicos da Casa, para revisar a legalidade e a constitucionalidade do Decreto Legislativo de n° 52, de 20 de dezembro de 2002, que nomeou quatro conselheiros do Tribunal de Contas Estadual do Tocantins. O documento voltou a ser analisado após a decisão da presidente do STF, ministra Ellen Gracie, que restabeleceu a autonomia da Assembléia, suspendendo a liminar que impediu a Assembléia de votar, no dia 6 de junho, qualquer matéria relacionada ao decreto.
Presidente da UNE em Palmas O presidente da União Nacional dos Estudantes, Gustavo Petta visita entidades estudantis de Palmas nesta quarta-feira. No DCE do Ceulp/Ulbra, Petta fará uma palestra para os universitários sobre reforma universitária, lei das mensalidades, projeto Une Brasil, mercantilização do ensino, entre outros assuntos. À noite deve repetir a palestra para os estudantes da Fapal.
Cuia abandona candidatura O candidato a deputado federal Amilton Cuia (PPS) renunciou da tentativa de tentar chegar à Câmara “por não vislumbrar na Direção Estadual do partido, nem tampouco nos deputados estaduais que ao PPS se filiaram, disposição ou compromisso de formar um bloco engajado na superação da cláusula de barreira, prática maldita imposta pela perversa legislação eleitoral em vigor.”
O Globo
Tereza Cruvinel A MAIOR BAIXARIA desta campanha está sendo feita em Tocantins, pelo senador Siqueira Campos (PSDB), contra sua concorrente ao Senado, deputada Katia Abreu (PFL). Machista, preconceituosa, bizarra.