China continua explosão de crescimento: 10,4% em 2006 prevê banco

O Banco de Desenvolvimento da Ásia (BDA) anunciou nesta quarta-feira (6/9) a elevação de sua projeção de crescimento da economia da China para 10,4%, devido à elevação de investimentos e exportações no país.

A previsão anterior do banco, divulgada em abril, era de um crescimento de 9,4% na China. O BDA, no entanto, alertou para possíveis riscos à estabilidade econômica do país no longo prazo.


 


“Se o atual 'boom' de investimentos continuar e levar a um excesso crônico de capacidade, atingir um crescimento de longo prazo equilibrado e sustentável pode se tornar algo problemático”, informou o banco, em comunicado.


 


Para 2007, o banco elevou sua previsão de crescimento para 9,5%, contra os 8,8% da estimativa divulgada em abril.


 


Os investimentos em fábricas e em outros ativos deu impulso à economia chinesa, que registrou uma expansão de 11,3% no segundo trimestre.


 


O país vem adotando medidas para conter o processo de superaquecimento econômico que vem apresentando. O Banco Popular da China (banco central do país) elevou sua taxa de juros duas vezes neste ano — atualmente a taxa está em 6,12%.


 


O objetivo do banco com tais medidas é conter a demanda por empréstimos de longo prazo e a expansão muito rápida de investimentos em ativos fixos.


 


Outras estratégias do governo chinês para conter o crescimento econômico incluem aumentos do depósito compulsório — quantidade de dinheiro que as instituições financeiras são obrigadas a deixar imobilizada no banco central (os reajustes, juntos, retiram de circulação US$ 37,6 bilhões) e restrições aos investimentos no mercado imobiliário.