Líder político comunista é assassinado na Colômbia

Edgar Emiro Fajardo Marulanda, de 48 anos, professor universitário, dirigente do Partido Comunista Colombiano e ativista do Pólo Democrático Alternativo, foi assassinado no último dia 1º de setembro, em Bogotá, em circunstâncias consideradas estranhas

O comunista foi alvejado por diversos tiros momentos na entrada do conjunto residencial onde vivia e veio a falecer depois de algumas horas, já no hospital. Para seus familiares, a eficiência no modo como o crime foi feito reforça as suspeitas de crime político, com a participação do Estado colombiano na ação.



Esgar era irmão de Nelson Fajardo, membro do Comitê Central do Partido Comunista Colombiano e também professor em diversas universidades do país.



Em sua página na internet, o Partido Comunista Colombiano lembra que a morte de Fajardo não é um caso isolado e conclama a população a não denunciar todo e qualquer tipo de violação de direito. ''Exigimos uma atuação eficaz das autoridades para esclarecer esse assassinato''.



Semana de Paz

Por ironia, o assassinato de Fajardo coincide com o início da ''Semana Pela Paz na Colômbia'', movimento organizado desde 1988 pela Rede de Iniciativas Cidadãs Contra a Guerra e Pela Paz.



Além da morte do líder comunista, seus assassinos acabaram vitimando também um outro jovem (morador do mesmo condomínio de Fajardo), que teria, por infortúnio, testemunhado o crime.