Ação do PFL quer acabar com o ProUni

Depois de governar o país por oito anos, em aliança com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), sem criar vaga universitária para estudantes de baixa renda, o PFL agora quer acabar com o ProUni, programa do governo Lula que abriu as portas do en

O partido do senador tem ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para derrubar a Medida Provisória que fixou os critérios de adesão ao ProUni.



A ação tem pedido de liminar e deve ser julgada nos próximos dias. Se for aceita, os estudantes correm o risco de perder as bolsas concedidas pelo governo. O relator é o ministro Carlos Ayres Britto.


 


Segundo a deputada Iara Bernardi (PT-SP), o ProUni é um dos programas de maior repercussão do governo Lula e fazia parte de seu programa “Uma escola do tamanho do Brasil”. “O Prouni, a expansão da universidade pública e o Fundeb são programas vitoriosos e reconhecidos por toda sociedade. A ação do PFL no STF vai contra todas as aspirações da sociedade brasileira e da juventude, que exige educação para todos e educação de qualidade”, disse.


 


O deputado Antônio Carlos Biffi (PT-MS) também criticou o posicionamento do  senador José Jorge (PFL-PE). “A intenção do senador vai contra os interesses da sociedade brasileira, pois o ProUni é um dos melhores programas educacionais dos últimos anos e, por isso, causa inquietação aguda na oposição”, disse Biffi.


 


Programa


 


O ProUni concede bolsas a estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino superior. Em seu primeiro ano, 2005, concedeu 112.275 bolsas parciais e integrais. Em 2006, foram 91.609 bolsas no primeiro semestre.


 


Para dimensionar a importância do programa, vale lembrar que as universidades federais oferecem anualmente 125 mil vagas. O ProUni também ofertou 49.484 bolsas no sistema de cotas étnico-raciais.


 



Fonte: www.informes.org.br