Surpresa em Alagoas: Lessa despenca, e Collor lidera disputa
A entrada de Fernando Collor de Mello na corrida eleitoral ao Senado causou alvoroço em Alagoas. O ex-presidente já lidera as intenções de votos, segundo nova pesquisa do Gape, divulgado neste fim de semana pelo jornal Gazeta de Alagoas. Collor (PRTB) est
Publicado 10/09/2006 19:31
Na penúltima pesquisa, anterior à candidatura collorida, Lessa aparecia com 48% e parecia caminhar para uma vitória tranqüila. Outros candidatos a caírem foram o deputado federal Thomaz Nonô (PFL), que foi de 15% a 11%, e o vereador Galba Novais (PL), de 9% para 6%.
“Uma parcela do eleitorado declarava o voto, mas afirmava que essa não era uma posição definitiva”, explica Gustavo Gomes, coordenador do Gape. “Com o ex-presidente candidato, fica claro que parte dos votos de Lessa e de Galba migraram para Collor”. Houve transferência, também, de pontos percentuais dos indecisos para votantes no novo candidato. Agora, só 14% dizem não saber em quem votar.
O conjunto de todas as pesquisas já feitas no estado mostram que Lessa perdeu 31 pontos desde 9 de junho, quando tinha 63%. Foi para 52% no começo de agosto e 48% no final do mês.
Heloísa fica para trás
O Gape também apurou que Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição presidencial, está com 50% das intenções de voto no estado, contra 29% da senadora alagoana Heloísa Helena (PSOL), 18% de Geraldo Alckmin (PSDB) e 1% de Cristovam Buarque (PDT).
Na disputa ao governo, o deputado federal João Lyra (PTB) segue na liderança com 46%. Seu principal adversário, o senador Teotônio Vilela Filho (PSDB), tem 30%.