Ibope/SP: Mercadante cresce 5 pontos e vai a 23%

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, cresceu cinco pontos na preferência do eleitorado e já ameaça levar a disputa estadual para o segundo turno.

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (14) pelo telejornal SPTV, da TV Globo, mostra que Mercadante saltou de 18% para 23%, em relação ao levantamento anterior.


 


Já José Serra (PSDB) manteve-se praticamente estável. Tinha 46% antes e está com 47% agora. Com esse percentual, Serra ainda se elege no primeiro turno, mas a diferença entre ele e Mercadante vem caindo a cada nova rodada de pesquisas.


 


No início da série do Ibope, em 25 de julho, Serra tinha 46% e Mercadante 13%, diferente de 33 pontos percentuais. Hoje, a distância é de 24 pontos.


 


O terceiro colocado é Orestes Quércia (PMDB), com 9%. Carlos Apolinário (PDT) tem 2%. Plínio de Arruda Sampaio (Psol), Cunha Lima (PSDC) e Roberto Siqueira (PSL) têm 1%, cada. 


 


Fred Correia (PTN), Anaí Caproni (PCO), Cláudio de Mauro (PV), Mario Luiz Guide (PSB), Pedro Viviani (PMN), Ruy Renato Reichmann (Prona), Sarli Junior (PAN), Eder Xavier (PTC) e Tarcísio Foglio (PSC) receberam menos de 1% das citações, cada.


 


Votos brancos e nulos somam 7% e eleitores indecisos ou que não quiseram opinar são 9%. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 1.806 eleitores, entre os dias 11 e 13 deste mês.



Fonte: www.pt.org.br / com agências