Ibope mostra empate técnico entre Olívio Dutra e Rigotto

O candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, empatou tecnicamente com Germano Rigotto (PMDB) – que concorre à reeleição – na corrida ao Palácio Piratini.

É o que mostra a última pesquisa Ibope, divulgada neste domingo (17/9). Dutra cresceu cinco pontos em relação à última pesquisa do instituto, divulgada em agosto, e tem agora 26%.



Rigotto também oscilou positivamente dois pontos e aparece com 30%. Como a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois seguem no limite do empate técnico.



A candidata Yeda Crusius (PSDB) subiu um ponto: de 16% para 17%. Francisco Turra (PP), que tinha 3%, chegou a 8%, ultrapassando o candidato Alceu Collares (PDT), que caiu de 8% para 5%. Já Beto Grill (PSB) tem 1%.



O levantamento indica um provável segundo turno. Na simulação, Rigotto venceria Dutra: 50% a 37%. Um entrave para o crescimento de Dutra é seu alto índice de rejeição, o maior entre os candidatos: 28%. Rigotto tem 18%.



A pesquisa, realizada do dia 12 ao 14, ouviu 1.400 eleitores em 79 municípios e foi registrada sob o número 57.128/2006.