Datafolha aponta empate entre Inácio e Moroni

A conquista de três pontos percentuais pelo candidato ao Senado Inácio Arruda (PCdoB) e a subida de apenas um ponto de Moroni Torgan (PFL) deixa a disputa ainda mais acirrada nesta última semana de campanha. Nova pesquisa Datafolha aponta situação de e

O candidato do PCdoB vem subindo desde o início das pesquisas. Em nenhum momento ele caiu. Da pesquisa entre os dias 7 e 8 de agosto até o levantamento feito entre os dias 21 e 22 deste mês, Inácio cresceu 12 pontos percentuais. Já Moroni subiu em ritmo menos intenso, somente 8 pontos, neste mesmo intervalo de tempo.


 


A campanha pefelista começou a administrar uma situação de equilíbrio a partir da última pesquisa Datafolha realizada entre os dias 23 e 24 de agosto: enquanto Moroni desceu 2 pontos percentuais, passando de 41% para 39%, Inácio encostou, subindo 5 pontos e chegando a 39%. A situação era de empate técnico devido à margem de erro de três pontos percentuais.


 


Os demais candidatos somaram 3% das intenções de voto. Tarcísio Leitão (PCB), Raimundo de Castro (PSTU) e Fernandes Filho (PSDC) obtiverem 1% cada. Já Nair Fernandes (PDT) não alcançou 1%. A margem de erro da pesquisa continua sendo de três pontos percentuais. O número de eleitores indecisos caiu dois pontos, passando de 12% para 10%. Os que responderam votar branco, nulo ou em nenhum continuam em 7%, em comparação com o levantamento anterior.


 


Na pesquisa espontânea, que mostra um voto mais consolidado, já que os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, a situação é de empate técnico. Moroni está com 27% das intenções de voto e Inácio com 25%.


 


No índice de rejeição, o candidato do PFL ficou com 22%, crescendo um ponto percentual, e o do PCdoB com 21%, subindo dois pontos. Quem lidera o quesito rejeição é Raimundão, com 45%. Ele é seguido por Tarcísio Leitão, com 30%, mesmo percentual de Fernandes Filho. Nair Fernandes obteve 29% de rejeição.


 


Com o crescimento acentuado de Inácio, Moroni passou a atacar de forma agressiva seu principal adversário. Os ataques se iniciaram nos programas de rádio com acusações de que Inácio teria votado contra os aposentados na Reforma da Previdência proposta pelo governo Lula e contra aumento votação do salário mínimo. Do rádio os ataques foram para o programa de TV e para pichações aos painéis pintados com o nome de Inácio nas ruas de Fortaleza. Nem mesmo a sede do PCdoB, onde funciona um comitê da campanha escapou das pichações. Esta situação leva a que se preveja um acirramento muito grande da campanha na reta final, a exemplo do que ocorreu em 2004, quando Moroni adotou a mesma postura na disputada da Prefeitura de Fortaleza.


 


Já a campanha de Inácio se intensificou depois que as pesquisas apontaram a redução da diferença em relação a Moroni e a grande diferença do candidato ao governo do Estado, Cid Gomes (PSB), em relação ao opositor tucano. No último levantamento Datafolha, a diferença na disputa para governador é de 22 pontos percentuais, tendo Cid 56% e Lúcio 34%. O objetivo agora é reforçar a campanha ao Senado.


 



Inácio cresce na capital e consolida o interior
Levando em consideração somente os eleitores de Fortaleza, Inácio subiu um ponto percentual, passando de 39% para 40% nas intenções de voto. Já Moroni caiu 3 pontos, saindo de 45% para 42%, apesar de ainda estar na frente. No interior, onde está dois terços do eleitorado cearense, Inácio amplia a vantagem. Na última pesquisa, o comunista tinha 37%, dois pontos percentuais a mais que seu adversário. Agora ele tem 41% e Moroni 37%, o dobro da diferença. Nos dois casos, no entanto, a situação é de empate técnico.


 


Inácio Arruda está em desvantagem em relação a Moroni Torgan na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O candidato do PCdoB obteve 37% das intenções de voto na RMF contra 46% do pefelista. Os demais candidatos somaram 3% das intenções. A rejeição de Inácio na RMF é de 26% e a de Moroni 23%. Na pesquisa espontânea, o pefelista também leva vantagem: 27% contra 25% de Inácio, situação de empate técnico devido à margem de erro.


 


A pesquisa mostra que Moroni tem vantagem maior nos municípios da RMF, sem incluir Fortaleza. O pefelista tem 56% das intenções de voto contra 27% de Inácio, diferença de 29 pontos percentuais. O resultado mostra que o candidato do PCdoB tem mais força na capital.


 



A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 21 e 22 de setembro. 1.175 eleitores com 16 anos ou mais foram ouvidos em 50 municípios do Estado. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.


 


Fonte: jornal O POVO