PC da China destitui dirigente de Xangai por corrupção

Chen Liangyu, principal dirigente do Partido Comunista da China em Xangai, foi suspenso de suas funções neste domingo (24) pelo Birô Político. O órgão do Comitê Central do PCCh examinou uma investigação preliminar da Comissão de Controle Disciplinar, que

Chen é acisado também de ''beneficiar empresários violadores da lei'', ''proteger funcionários que violaram gravemente a lei e a disciplina'' e ''buscar benefícios ilegais para parentes''. Seu comportamento ''teve péssima influência política'', afirma o Birô.



Chen Xitong, de Pequim, levou 16 anos



A investigação da Comissão de Controle Disciplinar foi solicitada pelo Comitê Central (CC), com base nos Estatutos do PCCh. Ao mesmo tempo, ele foi destituido dos cargos de secretário, membro do Comitê Permanente e do Comitê Municipal do partido em Xangai, e ainda do Birô Político e do CC do PCCh.



Trata-se da acusação de corrupção no nível mais elevado desde o caso do ex-prefeito de Pequim e membro do Birô Chen Xitong. Destituído em 1995, o ex-prefeito foi condenado a 16 anos de prisão.



''O Comitê Central do PCCh sustenta que a investigação e a sanção da grave violação da disciplina do partido por Chen Langyu demonstram plenamente a firme posição e clara decisão do PCCh, de fortalecer o estilo de trabalho do partido, a moralização administrativa e o combate à corrupção. Os militantes do partido que violam a disciplina partidária e a lei do Estado serão responsabilizados e severamente punidos, não importa quem seja ou o quanto seu cargo seja elevado'', afirma o Diário do Povo Online ao dar a notícia.



Combate ''duradouro, complexo e árduo''



''Os quadros e militantes, sobretudo os quadros dirigentes devem aprofundar sua consciência sobre o caráter duradouro, complexo e árduo do combate à corrupção, cultivas justas concepções do mundo, da vida, do valor e do poder, do status quo e do bem-estar, persistir na moralização administrativa, elevar a vigilância contra a corrupção e ser vigilantes consigo mesmos, resistir Pas provas e não abusar do poder em busca de benefícios pessoais'', prossegue o texto.



O Diário do Povo conclui expressando a convicção de que, ''sob a firme direção do CC do PCCh com o camarada Hu Jintao como secretário-geral, e com os incansáveis esforços dos militantes do partido e das massas populares, se conseguirá conter a propagação da corrupção, melhorar no fundamental o estilo estilo de trabalho do partido e os costumes sociais, impulsionar a grande causa do socialismo com peculiaridades chinesas''.



Com informações do Diário do Povo


Online: http://spanish.people.com.cn