FHC utiliza BBC para criticar política externa de Lula

Em entrevista publicada nesta sexta-feira (29/9) pelo site BBC Brasil, da empresa de notícias britânica BBC, o cientista político americano Peter Hakim critica a política externa do governo Lula, acusando-a de ser ''ideológica''. A entrevista cheira a not

Entrevistado pelo jornalista Bruno Garcez, em Washington, o cientista político Peter Hakim, presidente do instituto Inter-American Dialogue, ''acredita que o Brasil teria muito a ganhar se firmasse acordos comerciais com os Estados Unidos, mas não o faz porque mantém uma política de comércio exterior 'retrógrada' e dominada por 'pessoas movidas pela ideologia''', diz a entrevista.


 


A tese não é nova e foi veiculada insistentemente pela mídia brasileira, que teima em criticar o presidente Lula pela manutenção da linha adotada nos últimos quatro anos, que foi de fortalecimento das relações com os países em desenvolvimento — a chamada política sul-sul — e a prioridade para a reforma do Conselho de Segurança da ONU, com a admissão do Brasil como membro permanente.


 


O entrevistado tenta induzir o leitor a crer que a política de Comércio Exterior prejudicou o país, por não ter se esforçado em ''avançar'' no comércio com os EUA.''A área de comércio internacional acabou sendo tomada por pessoas movidas pela ideologia, que impuseram uma política retrógrada'', acredita o analista, desconsiderando o péssimo resultado do Comércio Exterior sob a batuta de FHC, cuja balança comercial bateu recordes negativos.


 


Quem é o Inter-American?


 


A entrevista exala um forte odor de ''matéria plantada'', que no jargão jornalístico corresponde a um artigo encomendado por uma figura influente, para emitir uma opinião que não teria valor ou credibilidade se fosse assinada ela.


 


O Inter-American Dialogue é um ''think tank'' conservador americano. Até aí, pouca novidade. O interesante é que, navegando em suas páginas é possível encontrar o corpo de diretores do instituto. E quem pode ser encontrado como um dos seus vice-presidentes? Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil.


 


Além de FHC, o tal instituto reúne muitas figuras tristemente conhecidas dos latino-americanos, como os ex-presidentes Ricardo Lagos, Raúl Alfonsin e Javier Perez de Cuéllar, respectivamente do Chile, da Argentina e do Peru, que aplicaram políticas econômicas neoliberais em seus países e tiveram uma política externa de aproximação e submissão aos interesses americanos.


 


A entrevista pode ser lida em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/09/060928_
lulacomercioexternobg.shtml