Na reta final, Jandira amplia vantagem sobre Dornelles

A dois dias das eleições, a última pesquisa realizada pelo Datafolha no Rio de Janeiro mostra que a candidata ao Senado Federal pelo PCdoB, Jandira Feghali, aumentou sua vantagem em relação a Francisco Dornelles (PP).

Segundo os números divulgados nesta sexta-feira (29/9), a comunista passou de 31% para 35% e lidera a disputa pela vaga do Rio. Dornelles foi de 24% para 27% e está em segundo lugar. A diferença entre os dois candidatos passou de sete pontos, no levantamento de meados de setembro, para oito. Ronaldo Cezar Coelho (PSDB) oscilou de 8% para 5%, enquanto Alfredo Sirkis (PV) foi de 4% para 3%.



Segundo os dados apurados pelo instituto,  Jandira cresceu principalmente entre os eleitores com idade entre 35 e 44 anos (de 31% para 41%), entre os que têm nível médio de escolaridade (de 33% para 40%), entre os que têm renda familiar entre dois e cinco mínimos (de 31% para 38%) e entre os homens (de 27% para 33%).



Governo estadual
Na disputa para governador, o Datafolha mostra que a disputa pode ser resolvida apenas no segundo turno. O candidato do PMDB, Sérgio Cabral, oscilou negativamente e agora aparece com 40% das intenções de voto. Denise Frossard, do PPS, assumiu a segunda colocação, com 21%, seguida de perto por Marcelo Crivella (PRB), com 19%.



Como a margem de erro da pesquisa feita no Rio de Janeiro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo, Frossard e Crivella aparecem tecnicamente empatados. De acordo com o Datafolha, 6% dos eleitores ainda estão indecisos, enquanto 5% disseram que pretendem anular seu voto para o governo estadual.