Cabral lidera, mas Rio terá segundo turno, diz Ibope

Pesquisa de boca-de-urna do Ibope divulgada logo após o fechamento das urnas confirmou que haverá segundo turno na disputa pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o levantamento, Sérgio Cabral (PMDB) teve 41% dos votos válidos na eleição de hoje. Seu adversário no segundo turno ainda está indefinido. Poderá ser a juíza Denise Frossard (PPS), que teve 23% dos votos válidos, ou Marcelo Crivella (PRB), com 21%. Como a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, Frossard e Crivella estão tecnicamente empatados.


 


Sem chances de ir para o segundo turno aparecem empatados o tucano Eduardo Paes (5%) e o petista Vladimir Palmeira (5%). Os demais candidatos somados também têm 5%.


 


O Ibope ouviu hoje 6 mil pessoas em 26 municípios do Rio de Janeiro.


 


Sérgio Cabral já presidiu a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, é a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo e disse que não hesitaria em contar com a intervenção do Exército para ajudar a conter a violência no Estado. Ele conta com o apoio do casal Anthony e Rosinha Garotinho.


 


Nascida em Minas Gerais, Frossard ganhou projeção quando determinou em 1993 a prisão da cúpula do jogo do bicho no Rio de Janeiro. No ano passado, também teve bom espaço na mídia durante a CPI dos Correios.


 


Crivella, por sua vez, é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, compositor, cantor e escritor. É sobrinho de Edir Macedo, com quem fundou a Igreja Universal. Na disputa eleitoral, contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva –embora Lula também tenha dividido palanque com o petista Vladimir Palmeira.