PMDB fracassa, e Região Sul terá 2º turno em todos os estados

Embora tenha os três governadores do Sul do Brasil, o PMDB terá de suar a camisa se quiser manter dois desses postos. O partido fracassou na região, onde podia ter reeleito seus candidatos ainda no primeiro turno.

No Rio Grande do Sul, o governador, Germano Rigotto, amarga, por ora, a terceira colocação, com 27,16% dos votos válidos. Deve ficar fora do segundo turno, já que, até aqui, a apuração é liderada por Yeda Crusius (PSDB, 32,9%) e Olívio Dutra (PT, 27,31%).


 


Foram apurados 98,73% da votação gaúcha. A disputa ao Senado traz vitória de Pedro Simon (PMDB, 33,97%), que superou Miguel Rossetto (PT, 28,10%). No estado, repleto de surpresas, ouro destaque foi a candidata Manuela, do PCdoB, a mais votada para a Câmara Federal, com mais de 267 mil votos.


 


Zebra em Santa Catarina. O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), candidato à reeleição e favorito, não alcançou a metade dos votos válidos. Está com 48,89%, faltando apenas 0,06% da apuração. O peemedebista disputará o 2º turno com Esperidião Amin (PP), que soma 32,77% dos votos.


 


No Paraná, haverá segundo turno entre Roberto Requião (PMDB, 42,86%) e Osmar Dias (PDT, 38,55%). Até aqui, foram apurados 98,96% dos votos válidos.