Lançamento editorial: Liberalismo entre a civilização e a barbárie


 De Domenico Losurdo


 


A editora Anita Garibaldi, em conjunto com o Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp, traz às livrarias brasileiras o mais novo trabalho do marxista italiano Domenico Losurdo: “Liberalismo, entre a

O lançamento, que contará com a presença do autor, se realizará no auditório da FNAC Pinheiros (Praça dos Omaguás, 34), dia 11 de outubro (quarta-feira), a partir das 19h. Na ocasião, Losurdo irá palestrar sobre estas questões tão importantes para a compreensão da situação da sociedade contemporânea, em tempos de globalização neoliberal e de aprofundamento das novas faces do imperialismo.


 


Para o autor, o mesmo pensamento liberal do passado, que considerava os povos não europeus como infantis ou bárbaros, é hoje conduzida pelo presidente norte-americano George W. Bush, justificando assim a agressão e opressão de povos que não se enquadram nem se acomodam aos desígnios de Washington.


 


Considerado um dos mais notáveis pensadores marxistas da atualidade, Domenico Losurdo possui uma vasta obra em que se dedica à análise crítica dos ideólogos do liberalismo, mostrando como essa tradição é biombo da exploração dos trabalhadores na Europa e na hierarquização do mundo em raças inferiores e superiores, cujo topo é ocupado pelas elites brancas européias. O autor coloca no centro da questão a luta de classes, assim como o racismo e o machismo.


 


Autor de obras reconhecidas mundialmente, entre elas “Hegel, Marx e a tradição liberal. Liberdade, igualdade, Estado” (Editora Unesp, 1998) e “Fuga da história? A revolução russa e a revolução chinesa vistas de hoje” (Editora Revan, 2004), Losurdo possui um trabalho marcado pelo esforço de reconstruir a história política desde a filosofia clássica alemã, de Kant a Marx, e o debate por ela provocado na Alemanha desde a segunda metade do século XVIII e durante o XIX.


 


Nascido em Sannicandro di Bari, na Itália, em plena segunda guerra mundial (em 1941), ele estudou em Tübingen, na Alemanha, e em Urbino, na Itália, onde se doutorou com uma tese sobre Karl Rosenkranz. Lá é professor titular de filosofia da história da Universidade de Urbino. Além da atividade acadêmica, Losurdo também é membro do Comitê Político Nacional do Partito della Rifondazione Comunista (PRC).


 


A atividade intelectual de Losurdo se expressa em uma extensa obra de história da filosofia, dedicada ao exame de pensadores com Kant, Hegel, Nietzsche, Heidegger e Gramsci. Outra vertente dedica-se a investigar as razões do colapso do socialismo no Leste Europeu e ao estudo das revoluções comunistas do século 20. No Brasil, ele tem vários artigos e ensaios publicados em revistas marxistas brasileiras como “Crítica Marxista”, “Margem Esquerda” e “Princípios”, além de livros.


 


A publicação, editada conjuntamente pela Editora Anita Garibaldi e pelo Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade de Campinas (Unicamp), traz os seguintes artigos:


 


I – “Civilização, barbárie e história mundial: relendo Lênin”, publicado originalmente em italiano em “Lênin e il Novecento” (1997) e em português na revista portuguesa Vértice n. 99.  O texto teve revisão técnica do filósofo e professor da Unicamp João Quartim de Moraes.


 


II – “Estado nacional e valores universais. Aventuras do universalismo, na era contemporânea”, publicado originalmente em italiano na revista Crítica Marxista (mar-abr, 2002). O artigo foi traduzido para o português por Bernardo Joffly.


 


III – “Marx, a tradição liberal e a construção histórica do conceito universal de homem”, publicado originalmente na revista Lutas Sociais n. 13/14 (2005).


 


IV – “Idéia de época histórica em Marx e análise do nosso tempo”, comunicação apresentada no Congresso da Internacional Gesellschaft Hegel-Marx für dialektisches Denken (4/9/2000). Publicado em italiano na revista Crítica Marxista (fev-mar, 2001). O texto foi traduzido para o português por Soraya Barbosa da Silva.


 


V – “Guerra preventiva, americanismo e antiamericanismo”, originalmente publicado em italiano na revista Crítica Marxista (mar-abr, 2003) e em português na revista Margem Esquerda n. 5 (mai, 2005). Trazido para o português de Bernardo Joffly.


 



Lançamento de “Liberalismo, entre civilização e barbárie”
Autor: Domenico Losurdo
Dia: 11/10 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: auditório da FNAC Pinheiros – Praça dos Omaguás, 34.
Tel. 11 4501-3000


 



Para mais informações, entrar em contato com Mônica Simioni (11 8265-6431), ou com Ana Paula Bernardes (11 9634-2506).


 


www.anitagaribaldi.com.br
Editora e Livraria Anita Ltda.
Rua dos Franceses, 04 – Bela Vista
CEP 01329-010  – São Paulo – SP – Brasil
Fone: (11) 3289-1331/ 3266-4312 e 3266-4313
[email protected]