Moscou sediará final da Liga dos Campeões de 2008

A Uefa definiu nesta quarta-feira, em uma reunião de seu comitê executivo em Ljubljana, qual será a próxima sede da final da Liga dos Campeões. Em 2008, a decisão do torneio será em Moscou, no estádio Lujniki, antigo estádio Lenin.

Além de Moscou, Roma será a sede da final do torneio europeu em 2009. A entidade também escolheu os locais para as duas próximas finais da Copa Uefa. Os estádios City of Manchester e Sükrü Saraçoglu, respectivamente em Manchester e Istambul, receberão a partida decisiva do torneio em 2008 e 2009.


 


O estádio Lujniki é administrado pelo município de Moscou e é sede dos jogos das equipes do Spartak e do Torpedo. Inaugurado em 1956 para as festividades do Festival Internacional da Juventude e dos Estudantes de 1957, comportava cerca de 100 mil pessoas.


 


Em 1980 o estádio Lenin, como se chamava na época, foi palco das festas de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Moscou. Em 1985 foi utilizado também para os festejos do último Festival Internacional da Juventude e dos Estudantes realizado em Moscou.


 


O Estádio foi coberto em 2000 e sua capacidade foi reduzida para 84.745 pessoas, sendo ainda a maior arena esportiva da Rússia. O local possui um gramado artificial, instalado em 2002. A partida entre Spartak Moscou e Sporting de Portugal, em 27 de setembro, foi a primeira na história da Liga dos Campeões da Europa disputada nestas condições.


 


Em Roma, o estádio Olímpico, com capacidade para 54 mil espectadores, foi construído na década de 50 para abrigar os Jogos Olímpicos em 1960. Em 1977, 1984 e 1996, o local foi palco de decisões da Copa dos Campeões.


 


William Gaillard, diretor de comunicações e relações públicas da Uefa, sugeriu também quais locais têm boas chances para receber as finais dos torneios em 2010. “Esperamos que o estádio de Wembley esteja pronto até lá, e então o consideraremos seriamente para a LC. Também aguardamos que o estádio Nacional, em Bucareste, fique pronto para a Copa Uefa”, comentou.


 


Nesta edição da Liga dos Campeões, o título será decidido em Atenas. Já Copa Uefa conhecerá seu campeão em Glasgow.