Rede Gazeta cancela debate entre Lula e Alckmin

Tanto Lula quanto Alckmin desistiram de ir ao confronto marcado para esta terça-feira. Os debates do SBT, Record e Globo estão mantidos.

A Rede Gazeta anunciou nesta segunda-feira que foi cancelado o debate entre presidenciáveis que a emissora realizaria nesta terça-feira. O presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), avisou que não poderia participar do encontro por problemas na agenda.


 


Em caso de desistência de um dos candidatos, a emissora tinha programado uma entrevista de 40 minutos com quem estivesse presente. Mas o candidato tucano Geraldo Alckmin, que havia confirmado participação no programa, também desistiu de ir à Rede Gazeta, segundo informa nota da emissora.


 


“É lamentável que os candidatos à Presidência da República recusem ocupar o espaço cívico e democrático, de amplo alcance nacional, que a Rede Gazeta ofereceu para o confronto de idéias entre aqueles que se apresentam à população para ocupar o mais alto posto do Poder Executivo”, afirmou a emissora.


 


Nos bastidores das duas campanhas, a opinião é de que a decisão de cancelar a ida ao debate teve como base, principalmente, a baixíssima audiência da TV Gazeta que raramente supera três pontos de audiência pelo Ibope.


 


Agenda confirmada


 



Até o dia 29, quando ocorre o segundo turno das eleições, estão marcados outros três debates com os dois presidenciáveis –na Globo, Record e SBT–, além de entrevistas à Folha de S. Paulo, ao programa “Roda Viva” e à rádio CBN.


 


No dia 19, o debate está agendado no SBT. Na TV Globo, os candidatos devem se confrontar no dia 27 (sexta-feira), dois dias antes da eleição.


 


Da série de entrevistas, a primeira ocorreu hoje, quando Lula esteve no “Roda Viva”, da TV Cultura. O programa, gravado em Brasília, vai ao ar às 22h40.


 


A entrevista com Alckmin deve ocorrer no dia 23, ao vivo no estúdio em São Paulo. Neste mesmo dia está marcado o debate na Record, às 22h30. O tucano não decidiu qual TV terá sua presença.


 


Na Folha, com agenda confirmada, Lula e Alckmin serão entrevistados nos dias 18 e 19, respectivamente.


 


A rádio CBN, que desistiu do formato debate, deve entrevistar os candidatos. No dia 20, é a vez de Alckmin, das 8h às 9h. Ainda não há data marcada para Lula.


 


Da redação