Aliados de Lula lideram disputa em 6 dos 10 estados com 2º turno

Os aliados de Lula lideram atualmente no Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraná e Pará. Candidatos que apóiam Alckmin lideram em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. Na Paraíba há empate técnico.

Candidatos a governador que apóiam, formal ou informalmente, a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT/PCdoB/PRB) estão em vantagem nas pesquisas em seis dos dez estados onde há segundo turno para o governo estadual. Em outros três estados são os aliados de Geraldo Alckmin (PSDB/PFL) que estão na frente. E em um estado, a Paraíba, há situação de empate técnico.


 


Os aliados de Lula lideram atualmente no Maranhão (Roseana Sarney/PFL), Rio de Janeiro (Sérgio Cabral/PMDB), Rio Grande do Norte (Vilma Faria/PSB), Pernambuco (Eduardo Campos/PSB), Paraná (Roberto Requião/PMDB) e Pará (Ana Júlia/PT). Candidatos que apóiam Alckmin lideram em Santa Catarina (Luiz Henrique/PMDB), Rio Grande do Sul (Yeda Crusius/PSDB) e Goiás (Alcides Rodrigues/PP).


 


Em vários destes estados há uma verdadeira ''guerra'' de pesquisas. Muitos institutos de pequena projeção têm divulgado números conflitantes. Assim na lista abaixo, priorizamos os dados coletados por institutos de projeção nacional ou que, mesmo sendo regionais, têm seus resultados aceitos por ambas as candidaturas.


 


Veja abaixo um resumo das últimas pesquisas em cada um destes estados:


 



PARAÍBA


 


Segundo pesquisa do instituto Databrain divulgada ontem (19) pela IstoÉ Online, o senador José Maranhão (PDMB), que apóia abertamente a reeleição do presidente Lula, está na frente na disputa pelo Governo do Estado, com 46,9%, enquanto o governador Cássio Cunha Lima (PSDB), aliado de Alckmin, aparece com 44,8% das intenções de votos.


Como a margem de erro é de 3,2 pontos para mais ou para menos, fica evidente um empate técnico. Outro dado revelador apontado pela pesquisa é que 11% dos eleitores alegam que poderão mudar seu voto até o dia da eleição. 


 



PERNAMBUCO


 


Pesquisa Ibope/TV Globo sobre o cenário eleitoral de Pernambuco divulgada na quinta-feira (19) mostra ampliação da vantagem de Eduardo Campos (PSB), aliado do presidente Lula, sobre o governador-candidato Mendonça Filho (PFL), que apóia Alckmin. Eduardo Campos teve 59% das intenções de voto, contra 33% de Mendonça Filho. Brancos e nulos somaram 4% e indecisos, também 4%. Considerando-se os votos válidos, Eduardo tem 64% e Mendonça Filho 36%.


 


PARÁ


 


A primeira pesquisa Ibope para o segundo turno das eleições ao governo do Pará aponta uma virada da candidata Ana Júlia Carepa, do PT, que ficou em segundo lugar na disputa do primeiro turno. Segundo a pesquisa, Ana Júlia tem hoje 53% das intenções de voto, e Almir Gabriel, do PSDB, tem 43%. Votos brancos e nulos somam 2% e outros 2% não sabem ainda em quem votar ou não quiseram opinar.


Ana Júlia e Almir Gabriel reproduzem estadualmente a mesma disputa nacional, polarizada entre um candidato do PT e outro do PSDB.


 



PARANÁ


 


No Paraná, a última pesquisa do Datafolha aponta uma leve vantagem para o candidato do PMDB, Roberto Requião, que disputa a reeleição para o governo do estado. Requião não apóia oficialmente a reeleição do presidente Lula, mas a dinâmica de sua campanha e a de seu adversário, Osmar Dias (PDT) determina que o primeiro caminha ao lado do presiente petista enquanto o segundo apóia abertamente o candidato tucano à presidência.


Na pesquisa Datafolha de 18 de outubro, Requião aparece com 52% dos votos. O pedetista Osmar Dias tem 48%. Os indecisos são 3%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.


 


SANTA CATARINA


 


O governador de Santa Catarina e candidato à reeleição pelo PMDB, Luiz Henrique da Silveira, que declarou oficialmente seu apoio a Alckmin está conseguindo manter nas pesquisas a diferença de 16 pontos porcentuais em votos válidos, registrada no primeiro turno das eleições catarinenses. Segundo pesquisa Ibope do dia 16/10, Henrique tem 52% das intenções de voto. Seu oponente, Esperidião Amin (PP), que optou pela neutralidade no segundo turno em relação à disputa presidencial, aparece com 38%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 10%. Se considerar apenas os votos válidos entre os 1.610 pesquisados, Luiz Henrique tem 58% das preferências e Amin fica com 42%.


 



RIO GRANDE DO SUL


 


Sondagem divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Centro de Pesquisa Correio do Povo (CPCP) mostra redução da vantagem da candidata Yeda Crusius, sobre seu adversário, Olívio Dutra na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul. Na entrevista estimulada, a diferença caiu de 30,7 pontos porcentuais na amostra dos dias 10 e 11 de outubro para 17,1 pontos.


Yeda, da coligação Rio Grande Afirmativo (PSC-PL-PPS-PFL-PAN-PRTB-PHS-PTC-PSDB-Prona-PT do B, recebeu 55,0% das intenções de voto, enquanto Olívio, da coligação Frente Popular (PT-PC do B), obteve 37,9%. Brancos e nulos somaram 3,4% e eleitores indecisos, 3,7%.



Também no Rio Grande do Sul os dois candidatos reproduzem a disputa nacional com um enfrentamento direto entre PSDB e PT. Vale registrar que na preferência do eleitorado gaúcho para a sucessão nacional, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, perdeu 6 pontos porcentuais, para 53,9%, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu 7,7 pontos, para 39,9%, na pesquisa estimulada. Brancos e nulos somaram 3% e indecisos, 3,2%.


 



MARANHÃO


 


No Maranhão, os dois candidatos que disputam o governo estadual declararam apoio à reeleição do presidente Lula que conta atualmente com as intenções de voto de 77% dos eleitores maranhenses.


Segundo pesquisa Ibope desta semana, se a eleição fosse hoje, a senadora Roseana Sarney (PFL) seria eleita governadora do Maranhão com 53% dos votos válidos, contra 47% dados a Jackson Lago, do PDT. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Quando inclui no levantamento os votos nulos ou em branco e os eleitores indecisos, o Ibope encontra 51% de intenção de votos para Roseana, contra 45% de Jackson Lago. São 2% de nulos e brancos e 2% de indecisos.


 


GOIÁS


 


Pesquisa Serpes divulgada ontem (19) pelo jornal O Popular, mostra o governador e candidato à reeleição Alcides Rodrigues (PP) —aliado de Alckmin— com 22,9 pontos percentuais de vantagem para o candidato do PMDB, senador Maguito Vilela, que apóia Lula.


Na pesquisa, Alcides tem 58,1%, contra 35,2% de Maguito. Os indecisos somaram 3,1% e os brancos e nulos 3,5%.



RIO DE JANEIRO


 


O candidato do PMDB ao governo do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que faz campanha juntamente com Lula, consolidou sua vantagem para o segundo turno das eleições. Pesquisa do Ibope, divulgada ontem (19) pela TV Globo, revela que ele subiu quatro pontos percentuais, enquanto a candidata do PPS e aliada de Alckmin, Denise Frossard, caiu dois pontos. Se as eleições fossem hoje, Sérgio Cabral teria 60%. Na pesquisa do dia 12 de outubro, o candidato do PMDB aparecia com 56%. Já a adversária dele, Denise Frossard, do PPS, teria 30%. Na pesquisa anterior, a candidata obteve 32% das intenções de voto.


Os votos nulos e brancos caíram de 7% para 6%. E os indecisos variaram de 5%, em 12 de outubro, para 4% nesta pesquisa.



RIO GRANDE DO NORTE


Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (20) pela TV Cabugi, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte, mostra que a atual governadora Wilma de Faria (PSB), aliada de Lula, tem sete pontos de vantagem sobre o candidato Garibaldi Filho (PMDB), aliado de Alckmin, na disputa pelo governo do Estado.



A socialista tem 50% das intenções de voto contra 43% do peemedebista. Brancos e nulos somaram 3% e 4% dos eleitores se dizem indecisos. Trata-se da primeira pesquisa do 2º turno realizada pelo instituto no Estado.


No Estado, 66% dos eleitores disseram que votarão em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidente e 28% afirmaram que escolherão Geraldo Alckmin (PSDB).


 


Da redação,
Cláudio Gonzalez