China anuncia compra de 150 aviões da Airbus

A China anunciou nesta quinta-feira (26/10) a encomenda de 150 aviões A-320 da fabricante de aeronaves européia Airbus, em um negócio que deve atingir cifras bilionárias.

A notícia coincidiu com a visita do presidente da França, Jacques Chirac, à China. Os dois países assinaram uma dúzia de outros acordos comerciais.


 


O presidente da Airbus, Louis Gallois, não precisou os valores da compra chinesa, mas jornalistas compararam esta operação com outra realizada em 2005, quando o governo chinês adquiriu 150 aeronaves da Airbus por US$ 10 bilhões – cerca de R$ 22 bilhões.


 


Com sua taxa de crescimento alcançando dois dígitos anuais, a China é um mercado tentador para companhias como a Airbus – controlada por um consórcio europeu – e a brasileira Embraer, que desafiam a hegemonia da americana Boeing neste mercado.


 


Estimativas sobre o potencial do mercado chinês variam, mas a Airbus já disse acreditar que a China deve comprar 1.600 aeronaves nos próximos 20 anos. Para a Boeing, esse número pode chegar a 2.900.


 


O Airbus-320 é um avião médio da fabricante européia, concorrendo diretamente com o 737 da Boeing. Nesta categoria, a Embraer tem o E-195.


 


Parte dos Airbus A-320 do lote comprado pela China será montado em uma fábrica na cidade portuária de Tianjin, no nordeste do país. A Airbus controlará 51% das ações da indústria, que entregará seu primeiro A-320 em 2009.


 


“Para nós, isto significa desenvolver uma visão de longo prazo com os chineses”, disse o presidente da Airbus.


 


“Está claro que construir esses aviões na China dará aos chineses mais incentivos para comprar nossas aeronaves.”


 


O acordo assinado nesta quinta-feira prevê ainda a possibilidade de que a China compre outros 20 aviões maiores, A-350, da fabricante européia no futuro.