CUT divulga nota em solidariedade a Emir Sader

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) divulgou nesta quarta-feira (1º/11) uma nota oficial, assinada por seu presidente, Artur Henrique, na qual manifesta sua solidariedade contra a condenação do cientista social Emir Sader, em processo movido

No texto, a CUT defende a tese de que, se Emir Sader é culpado por chamar de racista o referido senador, todos aqueles que discordam de seu ponto de vista também o são. Confira abaixo a íntegra da nota:



A CUT manifesta seu apoio ao professor Emir Sader e, ao mesmo tempo, denuncia mais uma vez os critérios duvidosos que norteiam no Brasil o conceito de liberdade de imprensa.



Emir, intelectual que tem se guiado pela coerência, foi condenado ontem, em primeira instância, a perder seu cargo de professor e a um ano de prisão (ou de serviços à comunidade), em virtude de ter usado o termo ''racista'' em artigo publicado no mês de agosto, em que comentava a célebre declaração do presidente do PFL Jorge Bornhausen, que definiu o PT como uma ''raça'' que seria extinta por 30 anos. Além de ter errado, e por ampla margem, em sua previsão, o senador provocou protestos de todos nós, que julgamos sua fala um evidente ato de racismo. Se Emir é culpado, todos nós somos.



Enquanto poderosos grupos de mídia que abusaram do antijornalismo, especialmente ao longo do último ano, reclamam de perseguição apesar de seguirem incólumes em suas peraltices, um juiz dá uma sentença como essa a um pensador que apenas expressou sua opinião – límpida, aliás. O que faremos com os inúmeros articulistas e repórteres que, à sombra das grandes corporações, não se cansaram de destilar as mais diversas formas de preconceito, calúnia, denúncia vazia, omissão de informação e estreiteza de pensamento?



A sentença – que, acreditamos, não passará em nova análise – é um atentado às liberdades individuais e absolutamente injusta. Condenar um professor a perder o cargo devido a suas opiniões está em absoluto descompasso com a democracia, conquista árdua do povo brasileiro.



Artur Henrique
Presidente nacional da CUT



Leia também: Emir Sader é condenado em processo movido por Bornhausen