Americanos votam e Bush pode perder maioria no Congresso

De acordo com as últimas pesquisas, o Partido Democrata dos Estados Unidos pode obter hoje uma vitória que o reconduziria à maioria parlamentar, perdida para o Partido Republicano em 1994.

O peso do fracasso da ocupação americana no Iraque, do fracasso da política migratória e a perda de liberdades civis são fatores apontados pela mídia como chaves para uma provável derrota do partido de George W. Bush.


 


Todos os 435 assentos da Câmara, 33 no Senado e 36 governos estaduais estão em disputa. Os democratas têm que conquistar 15 cadeiras na Câmara e seis no Senado para retomar o controle das duas Casas do Congresso. Os democratas esperam conseguir tomar o controle de ao menos uma das duas casas do parlamento.


 


Ambos os partidos enviaram milhares de voluntários para os Estados onde a disputa é mais acirrada para tentar convencer os eleitores a votar, mas a participação não deve passar dos 40%.


 


Bush, que também fez campanha na Flórida e no Texas na segunda-feira, disse que os republicanos reverteriam sua desvantagem nas pesquisas no dia da eleição.


 


“Nossos princípios são os princípios da maioria da população neste país”, disse ele no Arkansas. “Vamos ganhar esta eleição porque estamos certos nos grandes temas”.


 


“Vocês sabem que eu sabia que terminaríamos fortes. Eu sabia que chegaríamos bem sucedidos ao dia da eleição porque temos as posições certas sobre impostos e temos a posição certa sobre o que é necessário para nos protegermos contra ataques”.


 


De acordo com a mídia americana, o esforço do chefe da Casa Branca nas últimas horas pode assegurar, pelo menos, a liderança no Senado. Já os democratas falaram sobre uma mudança no humor do país.


 


“As pessoas estão começando a olhar para os lados, e eu estive no Tennessee e estive no Missouri, estive em Rhode Island e estive em Nova Jersey, estive na Virgínia, estive em Maryland, e em todo o país as pessoas estão dizendo: 'Acho que é hora de uma mudança'”, disse o senador do Estado de Illinois Barack Obama.


 


O esforço de Bush para convocar os eleitores republicanos não foi suiciente para que o candidato do partido ao governo da Flórida, Charlie Crist, participasse do comício do presidente em Pensacola. Christ realizou um outro evento próprio em Palm Beach, a centenas de quilômetros do local.


 


Segundo analistas, alguns candidatos republicanos procuram manter distância de Bush, por causa da baixa popularidade do presidente nas pesquisas e da insatisfação com a guerra no Iraque.


 


Centenas de milhares de eleitores já depositaram seus votos, aproveitando o sistema de votação antecipado e a eleição pelo correio.


 


O Distrito de Columbia (Washington) e 35 Estados permitem a votação antes do dia da eleição em alguns casos – tanto por meio de máquinas de votação quanto pelo envio de cédulas pelo correio.