Aumento da dengue

Os casos de dengue, no Tocantins, aumentaram 47,65%, de janeiro a outubro deste ano. A UNE promove debate entre os candidatos à presidência da OAB tocantinense. O noticiário aborda também as disputas na Assembléia Legislativa. Leia a resenha feita

Jornal do Tocantins


Zandoná contesta acusações Em depoimento à CPI da Saúde, o ex-coordenador financeiro da secretaria estadual da Saúde (Sesau), Carlos Alberto Zandoná, rebateu as acusações da Funasa de irregularidades e não-cumprimento das metas em convênios firmados entre os órgãos em 1997. De acordo com Zandoná, a descentralização dos serviços de campo – que antes eram executados pelos agentes de Funasa e passaram a ser realizados pelos municípios – “causou ciúmes” na fundação que passou a desqualificar os trabalhos realizados pela secretaria. “A Funasa acusou a secretaria pelo não-cumprimento das metas físicas de combate às doenças, sem ter ido a campo verificar. Não foram aos municípios para saber se foi feita a borrifação. Não têm como constatar, de dentro de escritório, se foram realizadas ações ou não”.


 


Marcelo e Kátia recorrem contra multa O governador reeleito e a senadora eleita pelo PFL ajuizaram Recurso Especial Eleitoral (Respe 27765) no TSE recorrendo de multa imposta pelo TRE-TO, no valor de R$ 10 mil, a cada um, por uso indevido de outdoor na campanha deste ano. Os candidatos teriam estampado fotos, com os respectivos números, em um ônibus que circulou por todo o Estado no período da campanha eleitoral. De acordo com representação movida pelo Ministério Público Eleitoral no Tocantins, “em certas ocasiões, o veículo era estacionado ao lado de vias de grande movimentação, exercendo função idêntica à de outdoor”.


 


Palmas aprova LDO A Câmara Municipal de Palmas aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2007. O projeto recebeu seis emendas, inclusive atendendo a pedido da classe artística de Palmas, em reunião com o presidente no último dia 31.


 


Briga de muitos Dois candidatos já estão quase certos na disputa pela presidência da Assembléia Legislativa: o atual presidente, Cesar Halum (PFL), e o atual vice, Carlos Henrique Gaguim (PMDB). A novidade sobre o assunto é que Angelo Agnolin (PFL) também quer entrar na briga. Sem falar em Josi Nunes (PMDB), candidata natural por ter sido a mais votada na últimas eleições.


 


Disputa na Câmara Na Câmara de Palmas, a eleição para a presidência também vem sendo discutida. O candidato natural, Carlos Braga (PMDB) se mantém firme na intenção de ser reeleito. Alberto Guimarães Gordo (PT) disse que é candidato. Mas depois falou que o momento é apenas de articulação. Ele quer ser o candidato do consenso.


 


Reeleição em Tocantínia Foi aprovado na Câmara Municipal de Tocantínia o direito ao presidente da Casa em tentar reeleição para o cargo. Para entrar em vigor, o projeto ainda precisa ser aprovado no segundo turno, que deve acontecer até o próximo dia 17.


 


Aumentam casos de dengue De janeiro a setembro foram registradas 61 mortes decorrentes de dengue no Brasil, sendo o segundo maior índice de mortes pela doença no País desde 2002, ano em que 150 pessoas faleceram em decorrência da dengue. Outro índice preocupante, conforme o Ministério, é que 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão nas próprias residências. O número de casos confirmados no Tocantins, de janeiro a outubro, aumentou 47,65% de 2005 para 2006.


 


Maioria dos inscritos na UFT é tocantinense Foi divulgado ontem pela Comissão Permanente de Seleção (Copese) o levantamento dos inscritos ao vestibular 2007 da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 15.579 (76.70%) dos 20.309 inscritos são do Estado.


 


Ensino a distância “O desenvolvimento do ensino a distância no Tocantins é necessário para o desenvolvimento da própria região, já que no Brasil a maioria da população não tem acesso às universidades públicas e não tem condição de pagar por uma universidade privada”. A afirmação é do professor da Universidade Estatal a Distância da Espanha, Roberto Aparici, que abriu ontem a programação do I Simpósio de Educação a Distância do Tocantins e citou a responsabilidade do Governo do Estado em mudar o quadro na região.


 


Anti-rábica O índice recomendado pelo Ministério da Saúde (MS) na Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica, que é de 80%, foi superado em Palmas. Na Capital existem 19.503 animais, entre cães e gatos das zonas rural e urbana. Conforme o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foram vacinados 18.454 animais, atingindo meta vacinal de 94,62%, 14 pontos percentuais a mais que o índice preconizado pelo Ministério. Segundo o CCZ, foram vacinados 14.100 cães na zona urbana, num total de 91,89%; 1.405 na zona rural, 106,63%; 2.487 gatos na zona ubana (90,21%) e 372 na rural.


 


Detenção de equipe da TV Tocantins A Associação Goiana das Emissoras de Rádio e Televisão (Agoert) emitiu nota, ontem, manifestando indignação com a detenção da equipe de reportagem da TV Tocantins, da Organização Jaime Câmara (OJC) quando esta cobria a queda de uma aeronave da Força Aérea Brasileira perto da Base Aérea de Anápolis, dia 6.


 


Acidentes mataram 7 crianças este ano Sete crianças e adolescentes morreram e outros 26 menores sofreram lesões, de janeiro a novembro deste ano, em decorrência de acidentes de trânsito, na Capital. Os dados são da Polícia Militar.


clebertoledo.com.br


 


UNE promove debate com candidatos da OAB A Diretoria Jurídica da União Nacional dos Estudantes (UNE) promove dois debates entre os candidatos a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Tocantins. Os candidatos, que já confirmaram presença aos debates, estarão frente a frente na terça-feira, no Auditório Central do Ceulp/Ulbra, às 19 horas e, na quarta-feira, no Auditório da Reitoria da UFT, também às 19 horas (realização: UNE, CAD-UFT, DCE/UFT). Disputam a eleição da OAB-TO Mauro Ribas e Ercílio Bezerra. 


 


Visitas a imóveis patrimoniais A técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a arquiteta Simone Kimura, estará, a partir desta quinta-feira, com os técnicos da Fundação Cultural do Tocantins, e da assessora de Patrimônio Cultural, Joana Euda Munduruku, visitando as cidades de Porto Nacional, Monte do Carmo e Natividade para fazer um levantamento de obras que estão sendo restaurada e as que tem projetos de restauro. As visitas se estenderão até sexta-feira.