Vereadora aracajuana propõe moção de solidariedade a Emir Sader

Em Aracaju, a vereadora comunista Tânia Soares, propõe moção de solidariedade ao prof° Emir Sader.

A vereadora de Aracaju, Tânia Soares (PCdoB), protocolou hoje, 09/11, na Câmara Municipal uma moção de apoio ao colunista e cientista social Emir Sader. O ato tem como objetivo estimular Sader a usar todos os recursos jurídicos e políticos para evitar que a sentença judicial, em primeira instância, que atinge a liberdade de expressão, reflexão e prejudica o intelectual no exercício da docência na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) seja efetivada.


Segundo Tânia, a moção estará se somando às diversas manifestações que visam impedir ameaças à liberdade de imprensa e a autonomia universitária. As conquistas democráticas e os avanços garantidos pelas lutas dos movimentos sociais asseguram que essas instituições
são espaços públicos de livre pensar. O documento ainda lembra que “as interpretações da legislação podem ser usadas para inibir o precioso direito de expressão do pensamento contraditório que estimula a reflexão e a autocrítica no interior da sociedade brasileira”.


O texto termina afirmando que “tal condenação representa uma intimidação e a criminalização do pensamento crítico uma vez que desqualifica o direito básico de manifestação do princípio do contraditório de maneira pública”. A moção será encaminhada as comissões para ser aprovada e em seguida ao plenário. Como forma de abreviar este processo, a vereadora também protocolou requerimento pedindo urgência na tramitação da matéria.