Governo não abre mão de tributos em favor de Estados

O governo federal não irá abrir mão de parte de sua arrecadação tributária em prol de Estados e municípios, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, rejeitando a proposta de revisão do pacto federativo que está sendo costurada por governadores.

Segundo ele, o governo federal enfrenta, como os Estados, problemas de receita e não pode arcar com perdas de recursos. ''O governo federal não pretende abrir mão de seus tributos em favor dos governos estaduais. Vivemos tantas dificuldades quanto os governadores'', disse ele.


 


O ministro acrescentou que pretende consultar os governadores eleitos neste ano antes de encaminhar para o Congresso uma nova reforma tributária que seu ministério prepara. ''O que queremos propor é uma reforma tributária que simplifique esse emaranhado tributário que existe hoje no País, que facilite a produção. Queremos uma reforma tributária mais ambiciosa e não a que está no Congresso agora'', afirmou.


 


Mantega acrescentou que essa simplificação pretendida pelo governo deverá ainda acabar com a guerra fiscal entre os Estados. ''O que estamos propondo não é tirar dinheiro ou dar mais dinheiro para os Estados, mas é caminhar para uma estrutura tributária mais moderna'', disse.


 


 


Com agências