Recorde: Artista chinês vende pintura por US$ 2,75 milhões

Um óleo pintado pelo artista chinês Liu Xiaodong foi vendido em leilão por US$ 2,75 milhões – um novo recorde para a arte contemporânea chinesa. A notícia foi dada pela  imprensa estatal do país nesta quinta-feira (23/11).

O quadro – que retrata a controversa represa de Três Gargantas, na província de Hubei – foi vendido na terça-feira em Pequim para um homem de negócios, noticiou a agência oficial Nova China. O valor que a tela alcançou, 22 milhões de iuanes, superou o teto máximo esperado – que era de 6,8 milhões de iuanes.


 


Segundo a fonte, o recorde anterior era de um quadro de Chen Danqing, que foi vendido três meses atrás na casa Sotheby's de Nova York por 1,47 milhão de dólares. Liu é filho do cineasta Jia Zhangke, autor do documentário Dong, filmado na região das Três Gargantas, onde o governo chinês construiu uma enorme hidrelétrica ao longo do rio Yangtsé, que forçou a remoção de milhões de pessoas.


 


O último filme de Jia, Sanxia Haoren (Still Life) – que ganhou o Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cinema de Veneza -, também foi rodado na região.