Lula promete diálogo com partidos, empresários e movimentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu neste sábado (24/11) um segundo mandato “muito mais próximo da sociedade”. A declaração foi feita quando Lula saiu da reunião do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é fundador e pre

“Somos acusados de não conversar com o Congresso. Posso dizer para vocês que vamos conversar com todos os movimentos sociais – todos, sem distinção -, todos os seguimentos empresariais, dos trabalhadores, da sociedade”, afirmou.


 


O presidente voltou a dizer que não tem pressa para escolher novos ministros. “Não estou preocupado neste instante em montar o governo. Primeiro, quero consolidar nossa relação com os partidos políticos e movimentos sociais.”


 


Outra promessa sua foi a de vai negociar diretamente com o Congresso Nacional e outras forças políticas. “Quero participar, junto com meu coordenador político, desta relação. Não quero ficar sabendo das coisas pela imprensa”, disse.


 


Desenvolvimento
Lula voltou a defender o “destravamento do país”, uma de suas maiores preocupações. “O país está travado há 20 anos, mas acho que, na primeira parte do governo, nós conseguimos criar as condições de dar o segundo passo”. De acordo com Lula, “o segundo mandato chama-se desenvolvimento, distribuição de renda e habitação de qualidade”.


 


O presidnte também sustentou que é possível combinar desenvolvimento econômico com igualdade social. “Queremos provar que é possível crescer um pouco mais e fazer mais política social”.


 


A reunião do Diretório Nacional do PT ocorre até amanhã, em um hotel da capital paulista. É o primeiro evento do principal órgão de direção do partido, após a vitória de Lula em 29 de outubro.


 


Da Redação, com Agência Brasil