Ministério Público oferece denúncia contra Roriz por calúnia e difamação

O MPF (Ministério Público Federal) ofereceu nesta segunda-feira denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra o ex-governador do Distrito Federal e senador eleito, Joaquim Domingos Roriz (PMDB), e seu porta-voz, o jornalista Paulo Fona, pelos crime

De acordo com o MPF, as ofensas foram pronunciadas por Roriz durante discurso no Teatro Nacional de Brasília a integrantes do Programa Saúde Família. O discurso foi publicado em reportagens do “Jornal do Brasil” dos dias 4 e 5 de setembro de 2003, e exibido no DF/TV, da rede Globo.


 


O MPF acrescenta que o jornalista Paulo Fona, em entrevista ao Jornal de Brasília, na edição de 5 de setembro, “além de repetir as ofensas, dando-lhes ainda mais publicidade, identificou os procuradores da República Franklin Rodrigues da Costa e Luiz Francisco Fernandes de Souza e o promotor de Justiça Jairo Bisol, dentre outros, como sendo as pessoas que 'fazem parte do grupo denominado pelo governador Joaquim Roriz como perversos, desonestos e facciosos'.”


 


Na ação, o MPF atribui as supostas calúnias e difamações por parte de Roriz à “atuação rápida e eficaz do Ministério Público no sentido de barrar a ação deletéria do governo do Distrito Federal no setor da saúde, inclusive evitando que a Fundação Zerbini continuasse a prática nefasta do Instituto Candango de Solidariedade”.


 


Os membros do MPF alegam que, ao utilizarem o termo “perversos”, os denunciados cometeram o crime de difamação. Ao qualificar as vítimas de “desonestos e facciosos”, consumaram o crime de calúnia.


 


Fonte: Folha Online