Lula, Chávez e Correa se encontrarão em Brasília em 7 de dezembro
Os presidente Lula, seu colega da Venezuela, Hugo Chávez, e o líder eleito do Equador, Rafael Correa, se encontrarão em Brasília no dia 7 de dezembro.
Publicado 04/12/2006 21:35
A visita de Chávez à capital brasileira foi anunciada pelo próprio venezuelano há 20 dias, quando recebeu Lula em Ciudad Guayana, no sul da Venezuela, por ocasião da inauguração de uma ponte sobre o rio Orinoco construída por uma empresa brasileira.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, confirmou na última semana a visita de Chávez para o dia 7 de dezembro e hoje, em Quito, foi anunciado que Correa estará em Brasília nesta mesma data.
Juan Carlos Toledo, chefe de imprensa do movimento Aliança País, que apoiou Correa nas eleições do último domingo, disse que Lula convidou o líder esquerdista equatoriano para uma reunião em Brasília no mesmo dia em que Chávez estará na cidade.
Sem confirmar a data, fontes oficiais brasileiras disseram à Efe que Lula convidou hoje Correa para visitar Brasília, durante uma conversa telefônica na qual o felicitou por sua vitória nas urnas, que considerou “um sintoma de transformações positivas na América do Sul”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou com assessores que ficou satisfeito com o processo eleitoral na Venezuela, onde Chávez foi reeleito ontem. Em entrevista, o porta-voz do Palácio do Planalto, André Singer, disse que Lula avaliou que a eleição venezuelana representa a consolidação da democracia na América do Sul, pois transcorreu em ordem e em paz.
Da redação,
com agências