Turismo cubano festeja 2 milhões de visitantes em 2006

A notícia de que Cuba, pelo terceiro ano consecutivo superou dois milhões de visitantes estrangeiros, foi uma das mais destacadas da área econômica da Ilha na última semana.

Candá é o principal país emissor de turistas à Ilha, seguido por Reino Unido, Espanha, Itália, Alemanha, França e México, nessa ordem, informou o Ministério do Turismo em uma nota.


 


“Cada vez é maior o número de pessoas que escolhem Cuba como um destino único, por suas praias excepcionais e pelo sol, e também por ser um destino de bela natureza, favorável à saúde e seguro”, afirma o documento.


 


Além disso, neste ano a realização em Havana do 6.º Simpósio Internacional de Qualidade, o que contou com a participação de mais de 400 especialistas de mais de 16 países também foi um dos fatores apontados pelo relatório.


 


Nesse evento foi analizada, entre outras, as normas e a qualidade dos alimentos e as responsabilidades das organizações e das empresas, e se sublinhou a importância do fator humano no processo produtivo.


 


Também chamou a atenção a assintaura em Havana, por Haiti e Cuba, de um programa conjunto de trabalho para 2006/2007, o qual servirá de base para enriquecer a reunião da Comissão Mista de COlaboração entre os dois países.


 


René Preval, presidente da República do Haiti, e Esteban Lazo, vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, assinaram os documentos da reunião, que incluem a cooperação em 14 setores e a continuação de auxílio no campo da saúde.


 


O destaque econômico desta semana na mídia da Ilha coube ao fabrico de um milhão de toneladas de aço líqüido pelo complexo siderúrgico Acinox, situado em Las Tunas, leste do país.