Gil decide na quarta-feira (13) se fica ou sai do MinC

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, esteve no prédio da Bienal na noite de quinta-feira (7/11) para receber abaixo-assinado que pede a continuidade de sua política cultural no novo mandato do governo Lula. Gil prometeu responder à questão até a próxima q

Manoel Pires da Costa, presidente da Fundação Bienal, recebeu pessoalmente o ministro, com uma comitiva composta por Miguel Pereira, presidente da Comissão de Assuntos Internacionais do Instituto dos Arquitetos do Brasil; o artista plástico José Roberto Aguilar, representante do MinC em São Paulo; e Jacopo Crivelli Visconti, gerente de exposições da Fundação Bienal.


 


“Recebo isto como um sinal de aprovação, de sustentação e continuidade da política cultural do Ministério. O presidente Lula pediu para que eu ficasse. Estamos buscando um acordo, e a decisão deve sair até quarta-feira”, declarou Gilberto Gil para o UOL.
Pires da Costa entregou uma carta em que presta homenagem ao ministro e o abaixo-assinado com cerca de 300 assinaturas, entre as quais, a artista plástica Maria Bononi, Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado, Carlos Magalhães, diretor da Cinemateca.


 


Confira a íntegra do manifesto a Gil.


 


Carta Aberta pela Cultura Brasileira


 


Nós – artistas, produtores, instituições -, reunidos neste dia na Fundação Bienal de São Paulo, gostaríamos de manifestar o nosso apoio à continuidade das linhas diretivas dadas nos últimos quatro anos pelo Ministério da Cultura.


 


Trata-se de uma política exemplar introduzida pelo Ministro Gilberto Gil de interlocução com o setor cultural, que pode ser ampliada neste próximo mandato, possibilitando grandes conquistas.


 


Ressaltamos abaixo alguns pontos que consideramos centrais na política desta gestão e porque a consideramos valiosa para a cultura brasileira:


 



– Implantação do programa “Arte Democracia”, que prevê a ampliação do acesso aos eventos culturais para toda população;


 


– Promoção dos programas setoriais de exportação de produtos culturais brasileiros;


 


– Consolidação de um Plano Nacional de Cultura capaz de ampliar, potencializar e institucionalizar a atual política deste governo;


 


– Fortalecimento das políticas internacionais, visando à proteção e à promoção da diversidade cultural brasileira, avançando nas políticas de comércio internacional e promoção da produção cultural brasileira no exterior; Continuidade dos programas de promoção, tal como o “Ano do Brasil na França” e “Copa da Cultura na Alemanha”.


 


São apenas alguns aspectos que fazem com que a política do Ministro Gilberto Gil mereça prosseguimento. Por esse motivo, manifestamos, pelo presente, nosso desejo de que esta política possa permanecer à frente do Ministério da Cultura para dar continuidade ao exímio esforço desenvolvido, avançando nos projetos iniciados e colhendo os frutos que certamente virão.