Inflação de 2006 será a menor desde 1998, calcula IBGE

A inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve fechar o ano com a menor taxa desde 1998, quando a economia ainda vivia sob o regime de câmbio fixo.

A avaliação é da gerente de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina Nunes dos Santos, com base nos resultados apurados até novembro.



“Estamos com 2,65% de inflação até novembro. Vamos fechar 2006 com a menor taxa desde 1998, quando o resultado ficou em 1,65%”, afirmou Eulina.



No ano passado, até novembro, o IPCA acumulara alta de 5,31%. O resultado de 2006 também indica que o IPCA de 2006 deve ficar bem abaixo da meta estabelecida pelo governo para o exercício completo, de 4,5%.



Nos 12 meses encerrados até novembro, o IPCA ficou em 3,02%, a menor marca desde fevereiro de 1999, quando acumulou 2,24%. “Isso significa uma convergência para números cada vez menores. A inflação forte foi deixada para trás, sem choques cambiais”, comentou a gerente do IBGE.



Ela ressaltou também que o câmbio, com real valorizado em relação ao dólar, foi o principal fator para a baixa inflação ao longo de 2006. “Neste ano, a inflação foi bastante influenciada pelo dólar, pois os custos da economia brasileira são permeados por essa moeda. Também houve uma boa safra agrícola, sem interferências climáticas sobre a oferta de alimentos”, completou.