Para Prêmio Nobel, política econômica de Bush é irresponsável

O americano Edmund S. Phelps, ganhador do prêmio Nobel de Economia deste ano, qualificou nesta sexta-feira (8/12) a política econômica do presidente George W. Bush de “irresponsável” e “muito ruim”.

Em entrevista ao programa “Finansnytt” do canal de televisão sueco “TV8”, Phelps denunciou o aumento da dívida dos cofres públicos desde a chegada dos republicanos ao poder e criticou o fato de o superávit orçamentário que existia durante o Governo de Bill Clinton ter se transformado em um déficit contínuo.



“Considero que a política econômica do Governo foi muito ruim. Quando precisávamos de disciplina orçamentária com urgência, se soltou o freio e se atuou de forma irresponsável, por exemplo, através da redução de impostos sem financiamento”, afirmou.



Mudanças
Phelps acredita, no entanto, que com a nova maioria democrata no Congresso não haverá mais reduções de impostos desse tipo.



Segundo Phelps, o déficit fiscal se deve em grande parte à Guerra do Iraque, cujos custos continuarão sendo pagos por muito tempo após o fim do conflito. “Foi uma história muito cara, e teremos que pagar certos custos ano após ano, por exemplo, os gastos com saúde dos soldados feridos”, afirmou.



Edmund S. Phelps foi premiado este ano com o Nobel, que receberá neste domingo na tradicional cerimônia no Konserthuset de Estocolmo, por seus trabalhos em política macroeconômica, que, segundo a Real Academia Sueca das Ciências, contribuíram para compreender melhor a relação entre inflação e desemprego.



Da redação, com agências