Diretório estadual do RS avalia resultado das eleições

Em meio à comemorações pela queda da cláusula de barreira e homenagens emocionadas, a direção estadual do PCdoB esteve reunida neste final de semana




Eleição tucana no RS


 


Para os comunistas o eleitor gaúcho, ao eleger Yeda para o governo do Estado, optou por uma guinada à direita. O fato é relevante já que o Estado, há mais de 20 anos, excetuando-se o governo Britto (1994-1998), tem governos de centro e esquerda. Diante disso, a posição do partido é de atuação no campo da oposição ao governo tucano, para procurar ''evitar que ocorram retrocessos''.


 


 


 


PCdoB obteve vitória grandiosa


 


Apesar da derrota eleitoral na disputa pelo Piratini, a avaliação de balanço que os comunistas gaúchos fazem das eleições é bastante positivo, sobretudo por conta dos resultados obtidos pelo seu projeto eleitoral. O partido elegeu Manuela para a Câmara Federal, com a extraordinária votação de mais de 270 mil votos, sendo a campeã de votos no Rio Grande do Sul e a mulher mais votada do país; e manteve seu espaço na Assembléia, com a eleição de Raul Carrion, também com boa votação (mais de 40 mil votos).


 


 


 


Também há o entendimento de que a esquerda saiu fortalecida do pleito, pois a candidatura da Frente Popular (PT/PCdoB) obteve 46% dos votos no 2º turno. Além disso, o partido considerou importante sua participação junto à chapa majoritária, com Jussara Cony, candidata a vice, o que contribuiu para o PCdoB aparecer como protagonista na disputa e fez elevar a sua responsabilidade política''.


 


 


 


Entre as avaliações, os comunistas gaúchos sempre destacaram a importância da vitória de Lula e os desafios que ela coloca para o partido e os setores mais avançados no país. A tarefa numero um é a luta para colocar em prática o programa mudancista e desenvolvimentista construído na campanha.


 


 


 


Crescimento partidário


 


 


O PCdoB gaúcho conseguiu aparecer na eleição como a esquerda renovada no Rio Grande, graças ao desempenho de suas candidaturas e presença na chapa majoritária. Como resultante disto, há espaço para crescimento partidário neste período pós-eleitoral, que o partido pretende aproveitar plenamente, com ampla filiação de lideranças. Outra prioridade para 2007 é a preparação para o processo eleitoral de 2008. A avalição é de que com a queda da cláusula de barreira e a garantia da existência legal plena do partido, há condições para amplo crescimento. 


 


 


 


 


Despedida


 


 


A deputada federal eleita Manuela fez emocionada homenagem à deputada estadual Jussara Cony, pelos seus 16 anos de mandato na Assembléia. Manuela salientou a importância de um mandato de 16 anos que agora chega ao fim (Jussara concorreu a vice-governadora na eleição e não disputou vaga para reeleição à Assembléia), e que representa ''16 anos de lutas de uma mulher comunista que deixou a sua marca no parlamento, defendendo nossas idéias e ajudando a construir o PCdoB''. Manuela citou Che Guevara para definir a atuação de Jussara: ''Todo comunista é movido por muito amor''.


 


 


Jussara, muito emocionada, afirmou que não está realmente se despedindo da Assembléia porque seu camarada Raul Carrion está ocupando este espaço, que é do PCdoB. E a emoção ficou ainda mais intensa quando recitou poema de Cora Coralina:


 


 


 


Não sei…


se a vida é curta ou longa demais pra nós,


Mas sei que nada do que vivemos tem sentido,


se não tocamos o coração das pessoas.


Muitas vezes basta ser:


Colo que acolhe,


Braço que envolve,


Palavra que conforta,


Silêncio que respeita,


Alegria que contagia,


Lágrima que corre,


Olhar que acaricia,


Desejo que sacia,


Amor que promove.


E isso não é coisa de outro mundo,


é o que dá sentido à vida.


É o que faz com que ela não seja nem curta,


nem longa demais, mas que seja intensa,


verdadeira, pura … enquanto durar.


 


 


 


 


Homenagem aos Mártires da Lapa


 


 


Outro momento de forte emoção na reunião foi quando ocorreu um ato solene em homenagem aos 30 anos da morte de dirigentes do PCdoB no episódio que ficou conhecido como a chacina da Lapa. O deputado estadual eleito e historiador, Raul Carrion, fez um resumo histórico dos fatos que  ocorreram naquele dezembro de 1976. Raul também lembrou a heróica presença de uma gaúcha no triste episódio em que tombaram Angelo Arroyo, Pedro Pomar e João Batista Drummond. Era Maria Trindade, que foi presa, torturada, mas resistiu bravamente.


 


 


Olhos marejados, todos acompanhavam atentamente ao que se seguiu no ato, quando os mais velhos, como Déo Gomes e José Loguércio, trouxeram verdadeiros ''flashes'' da história recente do partido na luta contra a ditadura.


 


 


O partido definiu agenda de eventos para lembrar estes verdadeiros mártires da luta do povo brasileiro em favor da democracia e de um país soberano. No dia 15, sexta-feira, será feita homenagem aos mártires da Lapa com inauguração de foto de Maria Trindade na Sede do Comitê Estadual, no auditório que já leva o nome de ''Mártires da Lapa''. No dia 18, segunda-feira, ocorrerá na Casa dos Bancários, o ato ''Repúdio à tortura'', também com homenagem aos ''Mártires da Lapa''. Além destes eventos, o partido estará realizando visita ao curso de história da UFGRS, no intuito de debater a necessidade de se admitir a Chacina da Lapa na historiografia oficial do país, este que foi fato emblemático e que contribuiu para compreensão sobre a necessidade do fim da ditadura militar e redemocratização do Brasil.


 


 


De Porto Alegre
Clomar Porto