Firjan faz nova proposta salarial para os metalúrgicos

No dia 11, os empresários representados pelo Grupo 19 da Firjan convocaram o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio para uma reunião. Eles apresentaram uma nova proposta de aumento salarial de 5% para os trabalhadores, sendo 4,5% imediatos e 0,5% para fever

No começo da campanha salarial os empresários propuseram um aumento de 2%, que passou para 3% e depois para 4,5%. Apesar de subir para 5%, a Firjan não avançou em nenhuma das cláusulas sociais apresentadas na pauta de negociações.


Desde setembro, os metalúrgicos estão em campanha salarial. Eles reivindicam 8% de aumento, além de itens como PLR, cesta básica, plano de saúde, ticket refeição, entre outros. O índice se refere à inflação registrada nos últimos 12 meses, mais um percentual de produtividade, já que a indústria vem obtendo melhores resultados nos últimos anos.


Em função desta nova proposta, a direção do sindicato convocou a categoria para uma assembléia nesta quarta-feira dia 13, às 18h30 na Sede do sindicato, que decidirá sobre a aprovação do novo índice. Os 5%, caso seja aprovado, será retroativo a 1º de outubro.


Greve na Sermetal completa oito dias


Os trabalhadores da Sermetal completaram no dia 11 o oitavo dia de greve. A direção da empresa não se dispõe a negociar e encaminhou ao Tribunal do Trabalho um pedido de liminar para acabar com a greve.


O sindicato também encaminhou denúncia à Delegacia Regional do Trabalho, uma vez que 90 % dos membros da Cipa da Sermetal encontram-se em casa de licença, o que inviabiliza as medidas de prevenção aos acidentes de trabalho.


O presidente do sindicato, Maurício Ramos, reuniu-se com o Delegado Regional em exercício Dr. Renato Apolônio e solicitou que a DRT interceda junto a Sermetal para que seja aberto um canal de negociação e ao mesmo tempo encaminhou no Tribunal do Trabalho o pedido de julgamento imediato da greve.