PC chinês expulsa ex-vice-prefeito de Pequim

O Partido Comunista (PC) chinês expulsou nesta terça-feira (12/12) Liu Zhihua, ex-vice-prefeito de Pequim, abrindo caminho para que ele possa ser julgado por um escândalo de corrupção. A informação é da agência estatal Nova China.

Liu – que supervisionava as obras das instalações para as Olimpíadas de Pequim, em 2008 – já havia sido destituído do cargo em junho, após ser acusado de receber milhões de dólares em subornos.


 


Ele também foi acusado de malversação de fundos – em um valor não revelado – destinados aos preparativos para os jogos. Pequim gastará US$ 40 bilhões na construção de estádios e outras infra-estruturas para o evento. Segundo rumores, o ex-prefeito ainda sustentava várias amantes.


 


Sua expulsão sugere que Liu não receberá nenhum perdão de seus antigos companheiros. ''Como um funcionário de alto escalão, Liu ignorou completamente o espírito do partido e causou repulsa social, impacto político e perdas econômicas por meio de seu mau comportamento, que precisa ser seriamente punido'', declarou a Comissão Disciplinar do Partido Comunista.


 


Pequim vem aplicando desde o ano passado medidas anticorrupção para os Jogos Olímpicos, tais como auditorias de despesas, escolhas no último minuto de analistas que decidirão a concessão de projetos (para reduzir os subornos) e ameaças de ''listas negras'' públicas de empresas corruptas.


 


Na semana passada, foi escolhido um novo supervisor para os projetos de construção. Xu Bo, engenheiro do Ministério de Construção, deverá combater a corrupção e garantir a qualidade das construções.