China e Estados Unidos promovem diálogo estratégico

Foi realizado nesta quinta-feira (14/12) em Pequim, capital da China, o primeiro Diálogo Estratégico Econômico China-EUA. O diálogo teve como tema o “caminho de desenvolvimento chinês e a estratégia de desenvolvimento econômico”.

As duas partes discutir os mecanismos necessários para evitar o desequilíbrio comercial, elevar a segurança energética e melhorar o meio ambiente. A vice- primeira- ministra chinesa, Wu Yi, e o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, co-presidiram a reunião.


 


Wu Yi afirmou em seu discurso que as duas partes devem desenvolver o diálogo com o “espírito sincero e pragmático”, em busca de resultados de benefício recíproco, “a fim de assentar uma boa base para as relações de cooperações construtivas entre os dois países”.


 


Henry Paulson disse que os dois países mantêm interesses econômicos comuns. Para ele, “a China já se integrou no sistema econômico global e os Estados Unidos esperam estabelecer com a China relações econômicas comerciais de benefício recíproco”.


 


Na reunião temática logo a seguir, Wu Yi enfatizou que a China persiste no caminho de desenvolvimento pacífico.


 


Conforme o discurso que Wu proferiu, “o progresso chinês não se constitui num desafio para a ordem internacional e a China tem desempenhado um papel construtivo nos assuntos internacionais”. Ela também frisou que a China espera melhorar a ordem econômica internacional através de sua reforma.