Novo chefe do Pentágono assume cargo

O ex-diretor da CIA Robert Gates prestou o juramento oficial como secretário de Defesa dos Estados Unidos nesta segunda-feira, substituindo o chefe do Pentágono Donald Rumsfeld, removido do posto após a derrota da administração Bush nas eleições legisl

Gates prestou o juramento junto ao chefe da Casa Civil da Casa Branca, Joshua Bolton, disse uma porta-voz do governo. Nesta segunda-feira, o chefe da Casa Branca, George W. Bush, participa da cerimônia de posse de Gates no Pentágono às 16h15 (horário de Brasília).


 


Gates, de 63 anos, foi diretor da CIA de 1991 a 1993, durante a administração do pai de Bush. Ele disse a um painel do Senado norte-americano que os Estados Unidos não estavam vencendo a guerra no Iraque e alegou que “o Oriente Médio pode explodir em violência”.


 


Bush removeu Rumsfeld após as eleições de novembro, nas quais o Partido Republicano, sua legenda, perdeu o controle da Câmara e do Senado, em grande parte devido ao descontentamento do povo sobre a condução da guerra no Iraque.


 


Ele estava no cargo desde janeiro de 2001, tornando-se o secretário de Defesa dos EUA a ficar na posição pelo segundo maior período. Oficialmente, Rumsfeld pediu a renúncia do cargo. O ex-chefe do Pentágono foi um dos acusados também por torturas e violências contra prisioneiros iraquianos da prisão de Abu Ghraib, crimes ocorridos após a invasão e ocupação do Iraque, em março de 2003.