Governo volta a reduzir juros de longo prazo

É o menor patamar desde a criação da TJLP, em 1994. Taxa é referência para empréstimos do BNDES a empresas.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) baixou nesta quinta-feira (21) a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 6,85% para 6,5% ao ano para o próximo trimestre. Esse é o patamar mais baixo da TJLP desde a sua criação, em 1994. A TJLP serve de referência para empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao setor produtivo.


 


Segundo avaliação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, com a decisão de baixar a TJLP para 6,50% ao ano, o CMN estabelece uma taxa para investimentos próxima ao que é feito em países desenvolvidos. “Haverá redução do custo financeiro e isso deve estimular novos investimentos. A redução da TJLP está significando uma verdadeira revolução no crédito”, afirmou ele.


 


Mais investimentos


 


A redução da TJLP, na avaliação do ministro da Fazenda, vai gerar um “impacto adicional” no aumento dos investimentos na economia brasileira. “O crescimento do PIB não foi tão expressivo neste ano, mas os investimentos foram uns dos maiores dos últimos anos. Isso vai permitir um aumento da oferta, sem pressões inflacionárias”, disse Mantega.


 


Mantega notou ainda que está havendo no país um aumento da captação de recursos por empresas no mercado de capitais, ou seja, por meio do lançamento de ações ou debêntures. Em 2004, lembrou ele, estes instrumentos representavam cerca de R$ 35 bilhões, subindo para cerca de R$ 120 bilhões em 2006.


 


Fonte: Agência Brasil